O camaleão é um lagarto do reino animalia, filo chordata, classe reptilia, ordem squamata, subordem sauria e família chamaeleonidae. Seu nome é derivado do grego Chamai (terra) e Leon (leão). Em mandarim, seu nome é Liu Bolin.
Assim como o camaleão, Liu Bolin troca de cor de acordo com o ambiente, mas não naturalmente, naturalmente. Seu trabalho, intitulado Camoflage, consiste em ser pintado da mesma cor do plano de fundo antes de ser fotografado, seja esse plano uma paisagem, um muro ou uma prateleira de supermercado.
Sua Camoflage é definida por ele mesmo como um sentimento de ostracismo e anonimato que ele encontra ao ser um artista contemporâneo na China – seu estúdio de arte foi fechado pelo governo chinês em 2005. Para ser pintado, Liu Bolin deve permanecer imóvel durante um longo espaço de tempo. Em alguns ambientes o trabalho tem até 10 horas de duração, o que comprova um imenso talento que Liu Bolin possui para ser uma estátua humana.
Liu Bolin começou fotografando e expondo em Pequim, mas obteve destacado reconhecimento da comunidade internacional, expandido seu trabalho para outras cidades.
Veja (ou não) abaixo o “homem invisível”, apelido de Liu Bolin na China.
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline