O movimento musical neoclássico inspirou uma era de inovação e uma evolução acelerada no universo da música instrumental, representado em peso pelo Metal Neoclássico e seus guitarristas.

O Metal Neoclássico, por sua vez, eclodiu no início da década de 80 quando alguns artistas extremamente inovadores combinaram a música clássica com o Heavy Metal, criando assim um novo subgênero musical influenciado diretamente por compositores como Bach, Vivaldi, Paganini, Handel, Chopin, Mozart e Wagner.

A inspiração teórica para as músicas do Metal Neoclássico vem de conceitos da época da Renascença, do Romantismo, do Iluminismo e do Barroco (compreendidos entre os séculos XVI e XVIII).

A música neoclássica pesada é focada nos ideais técnicos e estéticos, privilegiando a velocidade, harmonia e virtuosidade.

No universo do Metal Neoclássico, as estrelas são os guitarristas. Tecnicamente brilhantes e com inventividade harmônica anormal, esses artistas da guitarra abusam de arpejos, escalas, solos e interludes que transmitem um som geralmente doce, melodioso e cativante.

Dentre os guitarristas neoclássicos, 10 podem ser colocados em evidência (sem desmerecer outros tão importantes):

10. David Chastain

23i

Guitarrista americano que surgiu no final da década de 70. Gravou mais de 50 álbuns em carreira solo e com várias outras bandas (como Chastain, Zanister, Southern Gentlemen e CJSS).

Dono das produtoras Leviaethan Records e Diginet Music, ele é especialista em improvisações de Blues na música clássica, além de ter um ótimo faro para descobrir novos talentos nesse nicho.

9. Vinnie Moore

23j

Vinnie Moore gravou oitto discos, a maioria deles ultrapassando 100.000 cópias vendidas. Ávido explorador e conhecedor de música clássica e progressiva.

Ele já fez ótimos tributos a artistas consagrados como Alice Cooper, Dream Theather, Rush e Deep Purple. Desde 2003, atua como guitarrista principal da lendária banda UFO.

8. Chris Impellitteri

Chris Impellitteri

Guitarrista dinâmico, ágil e muito técnico. Chris Impellitteri é considerado pela maioria das revistas especializadas como um dos guitarristas mais velozes e harmoniosos de todos os tempos.

Ele é o fundador da banda Impellitteri (com 10 álbuns ao todo na discografia). Basicamente, suas músicas consistem na fusão de melodias clássicas com solos de guitarra súbitos e rápidos.

7. Luca Turilli

Luca Turilli

Compositor e guitarrista italiano. É o fundador da banda Rhapsody Of Fire (10 álbuns), e de sua própria banda, Luca Turilli (3 álbuns).

Turilli é bastante conhecido por suas composições épicas em Power e Symphonic Metal, com temática sempre baseada na história da Idade Média (uma tendência do som neoclássico). Além de guitarra, ele também performa teclado, flauta, violoncelo e piano.

6. Timo Tolkki

Timo Tolkki

Produtor, compositor e guitarrista finlândes, Timo Tolkki é o fundador e ex-membro da banda Stratovarius (11 álbuns). Ele também gravou outros três discos em carreira-solo (com destaque especial para o primeiro, ‘Classical Variations And Themes’, de 1994).

Hoje, Tolkki atua simultaneamente em inúmeros projetos como Avalon, Symfonia, Revolution Renaissance, Allen/Lande e Ring Of Fire.

5. Marty Friedman

Marty Friedman

Marty Friedman é famoso por sua parceria com Jason Becker na banda neoclássica Cacophony (com dois discos gravados). Também é mundialmente conhecido por ter sido guitarrista do Megadeth por 10 anos.

Friedman é um guitarrista exótico e bastante prolífico, tendo participado de incontáveis projetos paralelos em vários subgêneros do Metal.

4. Jason Becker

Jason Becker

Um dos maiores guitarristas neoclássicos da história, Jason Becker começou sua carreira aos quatro anos de idade, quando ganhou uma guitarra de seu pai. Becker é um especialista em música clássica e erudita, e tem Niccolò Paganini como ídolo.

Em 1997, ele foi diagnosticado com a rara doença de Lou Gehrig (também conhecida como ALS – Esclerose Lateral Amiotrófica), um mal degenerativo que o fez perder todos os movimentos do corpo. Entretanto, ele ainda conta com a audição e visão que lhe permitem continuar nutrindo sua paixão pela música.

3. Tony MacAlpine

23h

Guitarrista e tecladista americano, MacAlpine foi o primeiro artista a unir metal neoclássico e jazz-fusion (incentivado pela fusão inovadora de Blues/Heavy Metal feita por Ritchie Blackmore e Tony Iommi), porém, sua principal influência artística é Chopin.

As músicas de MacAlpine mesclam guitarra, teclado e piano de forma única e irreverente.

2. Michael Angelo Batio

Michael Angelo Batio

Michael Angelo Batio é mundialmente conhecido por ter um talento exclusivo: como ambidestro, ele é capaz de tocar duas guitarras ao mesmo tempo. Inclusive, ele inventou a guitarra de dois braços opostos: os modelos Double V-Neck.

A revista Guitar One o elegeu como melhor guitarrista de todos os tempos em uma votação feita em 2003.

1. Yngwie Malmsteen

23a

Praticamente todas as revistas de guitarra especializadas e a crítica em geral classificam o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen o melhor guitarrista neoclássico e o mais rápido de todos os tempos, com raras controvérsias.

Fiel adepto das guitarras Fender Stratocaster, Malmsteen é o precursor do metal neoclássico. Bach, Vivaldi e Jimi Hendrix são suas maiores inspirações. O sueco já gravou mais de 20 álbuns-solo, e outros três com as bandas Steeler e Alcatrazz.


Abaixo, você pode ouvir a música mais conhecida de Malmsteen, ‘Far Beyond The Sun’:

Eduardo Ruano

Eduardo Ruano

Escritor e redator freelancer. Gosto de informação, conhecimento, cultura, arte, música, insights e boas histórias. Odeio cerimônias, falsidades e ostentação. Acredito no valor da humildade e me sinto bem vivendo com simplicidade. Observador ativo do comportamento humano e um apaixonado por ficção. Referências de conteúdo são sempre inspirações. Quando a mente viaja, eu escrevo.
Eduardo Ruano