O show que encerrou o Circuito Banco do Brasil no Rio de Janeiro foi irretocável. O Red Hot Chili Peppers com um set list arrasador deixou o público em êxtase por cerca de duas horas ao iniciar sua sessão com o pataço Can’t Stop. O La Parola para não deixa-ló de fora desse grande evento internacional acompanhou o desempenho de Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith, Josh Klinghoffer e toda a equipe que organizou o espetáculo do último sábado (10/11) para 40 mil pessoas no Parque dos Atletas, na cidade do Rio de Janeiro.
Ao público foi apresentado um show à parte da iluminação e dos 10 telões que repassavam simultaneamente imagens do show, misturadas com filtros. Para cada canção existia uma interpretação gráfica com imagens projetadas, ampliando o que já era bom e chegando a um nível inimaginável.
A boa forma do grupo, que neste ano completou 30 anos de estrada, se dá ao profissionalismo atingido com o amadurecimento dos integrantes. O tempo moldou uma das bandas mais queridas do mundo, o figurino de Kiedis também continua sendo único por apresentação. É visível o comprometimento de toda a equipe do backstage do grupo para que tudo acontecesse dentro do planejado e ensaiado. Um exemplo: o ajuste do som passou imperceptível, ou seja, o volume dos instrumentos estavam muito bem equalizados, nenhum sobrepondo ao outro.
A performance digna do RHCP foi de um show tranquilo, Kiedis de um lado para o outro e Flea voltando ao palco “na parada de mão” durante o bis. Isto revela o cuidado com a integridade física dos integrantes da banda, não tenho dúvida de que a comitiva da turnê no Brasil trouxe profissional da área . No entanto, o fôlego do grupo, agregados a solos de bateria, de contrabaixo e de guitarra concedeu ao show um tom inédito para versões clássicas como Under the Bridge e Californication. A simpatia unicamente de Flea com o público e o motivo do acanhamento dos outros integrantes ocorreu porque o baterista Chad, durante o show em Belo Horizonte (02/11), subiu ao palco vestido com uma camiseta do Flamengo e, posteriormente ao trocar por uma camiseta do Atlético Mineiro, teria passado a camiseta do Mengo nas nádegas, o que gerou vaias e ameaças via redes sociais. A brincadeira não se repetiu no Rio de Janeiro.
A estrutura disponibilizada para o evento não perdeu em quesito algum para os DVDS gravados ao vivo fora do país. A briga por um lugar próximo aos ídolos fez com que muitos fãs aguardassem mais de 6 horas no mesmo local para não perder o show. No meu caso a espera de 15 anos para conferir de perto canções como Californication e Otherside, encerrou-se neste fim de semana. Como a tendência do mercado da música segue em buscas de novos produtos, os telões do evento já anunciavam a venda via web do show assistido por mais de 40 mil pessoas. Mesmo gravado instantaneamente para as imagens dos telões o produto também já fica pronto na web, basta ter cartão de crédito em mãos e o endereço eletrônico rhcp.com/live.
Set list do show:
Can’t Stop
Dani California
Otherside
Factory of Faith
Snow
Universally Speaking
I Like Dirt
The Adventure of Rain Dance Maggie
Blood Sugar Sex Magik
Higher Ground
Under The Bridge
Did I Let You Know
Californication
By The Way
Suck My Kiss
Meet Me At The Corner
Give It Away
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline