T. Rex - Electric Warrior (1971)

Marc Bolan, guitarrista e vocalista cabeludo do T. Rex, um dos mais icônicos intérpretes do rock’n’roll inglês. Lançou Electric Warrior em 1971, no auge do T. Rex, logo após a banda ter evoluído de um duo denominado Tyranossaurus Rex e amplificado seu som.

Electric Warrior é cheio de baladas sensuais, uma percussão bem encaixada com os ritmos, várias declarações de amor a garotas, glamrock, blues e referências interplanetárias, como Cosmic Dancer, Monolith e Planet Queen. Marc Bolan não foi tão extravagante quanto David Bowie, mas ambos possuem suas semelhanças dentro do glamrock. Os dois foram produzidos pelo mesmo cabeça, Tony Visconti, americano erradicado na Inglaterra.

Com o glamrock na roupa e na cara, Bolan deixou muitas mulheres o querendo muito com sua voz e seus sussuros. Morreu na noite de 16 de setembro de 1977 em um acidente de carro. Acompanham Bolan: Mickey Finn na percussão, Stevie Currie no baixo e Bill Legend na bateria.

O álbum foi lançado pelo selo Fly no Reino Unido. Nos Estados Unidos foi lançado pela Reprise, selo de Frank Sinatra, comprado posteriormente pela Warner. A produção é de Tony Visconti e o projeto gráfico do álbum é da Hipgnosis.

Levou uma gatinha pra casa? Então coloca Electric Warrior no som que o resultado é tão garantido como um vinho francês.

T. Rex – Electric Warrior (1971) – Faixa a Faixa

*ouça no Eu Escuto

1. Mambo Sun

Sem mudar o ritmo do começo ao fim, com a mesma batida, uma guitarra com um timbraço imitando a melodia no solo e uma certeira letra sobre “sou louco por ti” ou coisa que o valha. Escute essa música e fique com a melodia marcante dos “for you, uhh, you, uhh” na cabeça. De fato, a primeira frase e o primeiro verso já marcam. Beneath the bebop moon I want to croon with you. Beneath the Mambo Sun. I got to be the one with you.

2. Cosmic Dancer

Uma balada sensacional. Com violões, backing vocals e guitarras estranhas inseridas no meio do ritmo. Mais um belo trabalho também da percussão e da bateria que seguram o ritmo da música sem a tornar cansativa. Is it wrong to understand, the fear that dwells inside a man? What’s it like to be a loon? I liken it to a balloon.

3. Jeepster

Um rock depois do soturno. Jeepster é uma metáfora de um carro atrás de outro, o Jeepster atrás do Jaguar, o americano atrás do inglês. Just like a car you’re pleasing to be hold. I’ll call you Jaguar if I may be so bold ‘cos you’re my baby, ‘cos you’re my love. Oh girl I’m just a jeepster for your love. É uma metáfora na época em que o T. Rex estava tentando o sucesso do outro lado do Atlântico.

 

4. Monolith

Outra balada, com excepcionais e afinados backing vocals acompanhando toda a música. Bolan começa com um solo de guitarra e a música segue em ritmo moderado com riffs intercalando nos fins dos versos. Shallow all the actions of the children of men. Fogged was their vision since the ages began. Apesar de não haver sensualidade explícita na letra, há de sobra nas guitarras de Bolan. Pode imaginar aquela gata tirando a roupa durante o solo da música, ou toda ela.

5. Lean Woman Blues

Aqui uma canção de blues sobre uma mulher. Coisa básica, não? Não. E não porque o Bolan canta demais, e no ritmo de blues ele passa uma sensação de vai-e-vem com a guitarra. Mesmo fazendo o básico, aqui o T. Rex se diferencia. Lean love. All you give to me is lean love. I’m like a beggar in the sand with the sky in my hand and I’m blue.

6. Get It On (Bang a Gong)

A música mais famosa do T. Rex. Claramente roubada depois pelo Oasis em Cigarettes and Alcohol (o riff é idêntico). Bang a Gong é uma faixa puro rock’n’roll na classe. Mais uma vez Bolan fala sobre carros e sobre mulheres na mesma música. You’re built like a car, you’ve got a hub cap diamond star halo. You’re built like a car, oh yeah. You’re an untamed youth that’s the truth with your cloak full of eagles. You’re dirty sweet and you’re my girl. Get it on é acompnhada de um piano de  Blue Weaver e um solo de saxophone gravado por Ian McDonald. Foi o único hit do T. Rex a chegar nos Estados Unidos.

7. Planet Queen

Uma mesma característica dá início a essa música. Um swing com violão, bateria, percussão e baixo. Quando entra o vocal, entra imediatamente os conhecidos backing vocals de faixas anteriores.Bolan visitou outros planetas certamente ao compor essa música. Well it’s all right. Love is what you want. Flying saucer take me away. Give me your daughter. E nesse outro planeta certamente pegou gente.

8. Girl 

Girl começa com violão e voz e canta para três seres do universo, dividido em versos. Primeiro, Deus. Segundo, Garota. E, por último, Garoto. Oh girl, electric witch you are limp in society’s ditch. You are visually fine .Oh yes you are but mentally dying. Bolan volta nessa música ao formato acústico de seu antigo projeto, o Tyrannosaurus Rex.

9. The Motivator 

The Motivator segue nos mesmos ritmos das mais dançantes músicas do T. Rex (Jeepster e Get It On). É um pouco parecida e por isso é boa demais. O destaque é para as guitarras de Bolan, sempre na calma, na manha. I love the way you walk, don’t you know you’re a cool motivator. Love the way you walk.

10. Life’s a Gas

Aqui uma das canções mais verdadeiras de Bolan. Uma balada sobre a vida e sobre como ele a enxerga. Soa sincera e bonita, devagar e calma. No it really doesn’t matter at all. Life’s a gas. I hope it’s gonna last.

11. Rip Off

A derradeira faixa de Electric Warrior começa com uma contagem. E depois rock’n’roll. Termina bem o disco, com bastante destaque às percussões e aos saxophones, que finalizam a música junto com um piano transformando a música num clima, mais uma vez, lunar. É também a letra mais comprida de Electric Warrior, uma música nervosa sem repetições de frases. Rocking in the nude I’m feeling such a dude, it’s a rip-off. Dancing in the dark with the tramps in the Park, it’s a rip-off. Such a rip-off.