O clássico The Who, amado por boa parte dos fãs de um bom e velho rock’n’roll, comemoram este ano os 50 anos de carreira – claro que cheios de altos e baixos, novos integrantes e velhos integrantes, anos de hiatos e retornos e muita música sendo lançada. Entretanto, desde quando a banda retornou aos palcos, em 1999, não pararam mais. A notícia boa é: as estradas europeias ainda verão os londrinos na turnê “The Who Hits 50”. A má notícia é: depois disso, não se sabe.
A nova turnê, como o nome indica, será repleta de “hits, mixagens, saudades e escolhas” dos anos de estrada dos “Quem”, como descreve o guitarrista Pete Townshend. O motivo da aposentadoria é o cansaço dos membros.
“Este é o começo de um longo adeus. Estou tentando continuar jovem, não uso meias e estou deixando crescer uma bela barba. Acho que vou até usar uma camiseta curtinha e fazer uma tattoo do Union Jack. Sempre uma vítima da moda! Mas apesar das ilusões, somos o que somos e somos bons nisso. Mas apesar de tudo somos sortudos de ainda estarmos vivos e fazendo shows por aí” – Roger Daltrey em entrevista ao portal internacional NME.
O úlltimo disco lançado por eles foi em 2006, “Endless Wire”. Novas músicas não estão no projeto de despedida e, infelizmente, nem o Brasil está na rota de “The Who Hits 50”.