A fórmula é sempre a mesma. No momento que você compra um dispositivo eletrônico de última geração ele já vem com uma data de validade pré-estabelecida.
O aparelho pode ficar obsoleto e não te satisfazer mais. Ou, pior, pode danificar parcialmente. E o conserto, sabemos, muitas vezes é mais caro do que a aquisição de um novo.
Chamado de obsolescência programada, este fenômeno mercadológico é mais comum do que podemos pensar. O documentário espanhol Comprar, Tirar, Comprar, de 2010, relata com maestria este conceito.
Como combater a obsolescência?
Os smartphones estão no topo dos aparelhos eletrônicos que mais rapidamente se desenvolvem – e ao mesmo tempo se tornam ultrapassados. Partindo deste princípio, o holandês Dave Hakkens pensou em um novo conceito de celular.
O Blok-Store nada mais é que um smartphone feito em blocos, que pode ser completamente customizado e atualizado. Baseia-se em uma placa-mãe que liga outros componentes básicos – ou supérfluos – dos smartphones, como bateria, memória, processador, bluetooth, câmera e tudo mais.
Insatisfeito com a qualidade da câmera de seu celular? Troque o bloco por outro. Insatisfeito por seu celular possuir pouco volume de áudio? Insira um novo bloco de alto-faltantes. Insatisfeito por a bateria do seu celular durar cada vez menos? Coloque um bloco de bateria maior.
Ainda, os blocos serão desenvolvidos em uma plataforma aberta, o que possibilitará que você desenvolvedor possa criar seus próprios upgrades.
Porém, como dito antes, ainda é só uma ideia. Para que se torne realidade a empresa está fazendo uma campanha de Crowdspeaking. Basta entrar neste site e apoiar a campanha, compartilhando nas redes sociais. Em 29 de outubro veremos o resultado da campanha. Dave Hakkens promete: Quanto mais pessoas engajadas, maior o impacto.
Assista ao vídeo explicativo do projeto abaixo:
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline