5 documentários que mostram a importância de uma boa alimentação

prato de comida

Os documentário sobre alimentação estão em alta. E se você não assistiu algum nos últimos tempos ao menos deve ter ouvido alguém comentar.

Hoje é fácil encontrar documentários sobre comida na Netflix, na Amazon Prime, no Youtube ou em outra plataforma de streaming.

Enfim, existem diversos documentários que tratam a relação entre uma boa alimentação e qualidade de vida, além dos sérios efeitos que maus hábitos alimentares podem acarretar. 

As pessoas estão cada vez mais buscando se alimentar melhor e para isso é preciso muita informação. Em seu site oficial, a marca de suplementos SUNDT informa que 80% dos brasileiros se esforçam para manter uma alimentação saudável, conforme estudos já realizados sobre o tema.

“Durante muito tempo a publicidade vendeu uma ideia de comidas rápidas e práticas, que são os chamados ultraprocessados, ou seja, alimentos cheio de aditivos químicos que imitam comida de verdade e fazem mal à saúde. As pessoas começaram a entender o quão nocivo são essas pegadinhas da indústria”, diz o artigo.

Quer aprender mais sobre como se alimentar bem? Então confira abaixo 5 documentários que mostram a importância de uma boa alimentação.

1. Cooked (Netflix)

Baseada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”, a série documental de Michael Pollan retrata em quatro capítulos como os alimentos têm o poder de transformar diferentes culturas. O autor do cultuado “O Dilema do Onívoro” divide a obra em quatro temas: água, fogo, terra e ar. 

Os quatro elementos representam nossa conexão com o planeta e, ao longo dos episódios, Pollan explica como nossa relação com o alimento foi permeada de tradições e costumes e muito desse conhecimento está presente em nosso cotidiano.

2. What the Health (NETFLIX)

Um dos documentários mais falados dos últimos anos, o filme retrata a relação multimilionária que existe entre a indústria farmacêutica e a agropecuária e como o consumo de produtos de origem animal pode ter conexão direta com diversas doenças.

O filme tem Joaquin Phoenix como produtor executivo e é criado pelos mesmos autores do famoso Cowspiracy. 

3. História da Alimentação no Brasil (Amazon Prime Video)

Esta série, em 13 episódios da Amazon, registra tradições e práticas da culinária brasileira originária da miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses.

Inspirada no livro homônimo de mais de 900 páginas de Luís Câmara Cascudo, os episódios contam com depoimentos de chefs, artistas e estudiosos de diversas regiões do Brasil e de Portugal. 

4. Food Matters (Netflix) 

Clássico documentário australiano de 2008, o filme faz uma relação entre alimentação e saúde humana. Nele, os diretores James Colquhoun e Carlo Ledesma mostram tratamentos medicinais baseados apenas em uma alimentação saudável. 

A obra também se concentra em um forte questionamento sobre os hábitos alimentares modernos, dominados pelas grandes indústrias, e como eles e como eles podem enfraquecer o corpo e a mente. 

5. Fonte da Juventude (Videocamp)

Diante da epidemia global de obesidade, o documentário ‘Fonte da Juventude’ faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa.

O documentário defende que a biodiversidade, aliada à nossa cultura alimentar, é o melhor caminho para a longevidade.