Alguns países tratam as estações de metrô muito mais do que meras estações de metrôs – a redundância foi proposital. Estações podem ser transformadas em patrimônios históricos, artísticos, culturais e turísticos.
O metrô é sem dúvida o meio de transporte coletivo mais eficiente nas cidades. A primeira linha de metrô no mundo foi inaugurada em 1863, em Londres. Surgiu para transportar o maior número de pessoas em um único meio, desafogando o trânsito. No Brasil, a primeira linha de metrô foi inaugurada um século mais tarde. Foi no ano de 1974, que a linha 1-Azul de São Paulo começou a funcionar.
O sistema de transporte underground é um ponto turístico para quem sai do país principalmente por dois motivos: a funcionalidade e a arquitetura. O maior sistema de metrô do país é o de São Paulo, também considerado o mais lotado do mundo. Ainda que haja superlotações em outros sistemas de metrô ao redor do planeta, a funcionalidade geralmente supera os metrôs nacionais, com um menor tempo de espera e mais opções de conexões.
Sobre a arquitetura, as imagens abaixo falam por si. As fotografias foram encontradas em uma breve pesquisa na internet. É importante destacar a Rússia, a Suécia e a Alemanha como países que sabem projetar estações de metrô internamente.