A entrevista a seguir foi realizada pela HBO e traduzida pelo site Game Of Thrones BR. Contém alguns spoilers da segunda e terceira temporada, caso você não esteja acompanhando a trama.

HBO: Como Melisandre enxerga seu relacionamento com Stannis?

Carice van Houten: Ela está convencida de que ele é o Azor Ahai, o Escolhido, e de que ele irá derrotar “O Outro” deus, portanto ela o ama, mas não necessariamente de uma forma sexual. Ela o respeita, é devota a ele, mas não é um relacionamento romântico. Eu não diria que nenhum dos dois é do tipo que valoriza relacionamentos românticos.

HBO: Como foi filmar a cena com Grendy e as sanguessugas?

Carice van Houten: Algumas delas eram sanguessugas de verdade, porque precisávamos que elas se movimentasse para que fosse mais real, principalmente quando a câmera se aproximava. Eu não estava muito animada para tocá-las, são criaturinhas bem gosmentas e escorregadias. Joe [Dempsie] foi muito, muito corajoso deixando elas se arrastarem pelo seu peito. Elas se movem tanto que foi difícil colocá-las lá. Em alguns takes eu as colocava nele e elas rolavam para a cama, então levamos algum tempo para filmar essa cena.

HBO: Foi desconfortável ficar nua por tanto tempo na cena?

Carice van Houten: Eu e Joe vestíamos um pedaço de tecido bem modesto, então eu não estava totalmente nua. Eu vim da Holanda, e lá existe muita nudez nos filmes, nós já estamos acostumados. Isso não quer dizer que essas cenas são as minhas favoritas, de forma alguma. Mas não me sinto desconfortável com elas. Também acho que, no set, quanto mais você se entregar, deixar a timidez de lado e incorporar a personagem, mais as pessoas vão apreciar o seu trabalho. No final do dia eu já estava, basicamente, andando por lá nua o tempo todo. Isso tirou toda a tensão da cena. Eu prefiro que as pessoas já estejam acostumadas ao meu corpo nu, para evitar que todos fiquem desconfortáveis. Mas, novamente, não é algo que eu ame fazer, eu tinha menos problema com isso quando era mais jovem.

melisandre game of thrones (1)

HBO: Como essa cena se compara à cena do nascimento da sombra, na segunda temporada?

Carice van Houten: Aquela cena foi menos sobre nudez, ou sexo, e mais como um momento mágico. Foi um pouco desconfortável, porque era noite e estávamos numa caverna de verdade na Irlanda. Estava frio e úmido, eu estava nua, e não sabia o que estava saindo de mim exatamente. Eles tentaram me explicar, mas eu realmente não consegui visualizar. Basicamente tive que atuar com o nada.

HBO: E o que você pensou quando assistiu o episódio e viu seu “filho”?

Carice van Houten: Assim como todo mundo, eu fiquei muito impressionada com os efeitos especiais que eles utilizaram. Foi algo que eu nunca havia visto antes. Fiquei muito feliz por poder fazer parte de uma cenas dessas. Toda a cena do parto foi dolorosa e extasiante… Foi como uma mistura entre um orgasmo e a dor extrema, o que fez dela uma cena diferente, um pouco estranha e assustadora. Gostei muito da direção.

HBO: Melisandre pareceu inquieta com as ressurreições de Beric Dondarrion. Aquilo foi inveja ou surpresa?

Carice van Houten: Eu não diria que foi “inveja” pois isso seria meio extremo, não é tão simples assim. Ela age por acreditar num bem maior, mas é interessante ver cenas assim para perceber que ela não tem só uma faceta, nem é totalmente segura a todo tempo.

HBO: Ela se incomoda com os personagens mais céticos, como Davos ou Arya?

Carice van Houten: Sim. Ela os vê como um empecilho. Ela realmente acredita que está seguindo o caminho certo, e que todos que não acreditam no seu deus ou no seu caminho estão errados.

HBO: E ela quer se livrar desses empecilhos?

Carice van Houten: Não necessariamente. A não ser que eles fiquem realmente no seu caminho ou se tornem perigosos de alguma forma, aí sim, mas até lá ela tem uma missão muito maior para cumprir.

HBO: Sua personagem fala Alto Valiriano. Como foi aprender a falar esse idioma?

Carice van Houten: Não foi fácil porque não existe referência. Eu falo francês, alemão, inglês e holandês, e também arrisco algumas palavras em espanhol, e no entanto nenhum desses idiomas tem nada a ver com Alto Valiriano. Eu levei muito tempo mesmo treinando, tive que estudar bastante. E então, quando eu finalmente peguei o jeito, eu pensei “Porque não só falar em Alto Valiriano daqui pra frente?”. Aquilo me deu tanta liberdade, tanto nas falas quanto na atuação. Em alguns momentos me confundi com algumas palavras. Felizmente não temos erros de gravação nos DVDs – eu estaria sempre por lá se houvessem.

HBO: Você gostaria de ter os poderes de Melisandre?

Carice van Houten: Porra, com certeza! Obviamente eu nunca mataria ninguém, mas seria uma ótima peça pra pregar no Halloween.

melisandre stanis baratheon game of thrones

PENSE RÁPIDO

HBO: Qual o personagem da série você mais admira?

Carice van Houten: Daenerys parece a escolha mais justa. E que Melisandre não ouça, mas eu admiro Davos. Eu amo seu personagem. Ele é esperto, com uma forma moderna de ponderar as coisas, e leal. Um cara legal. Talvez Melisandre saiba que ele é um cara legal, ainda que ele seja um empecilho. Aquele homem [Liam Cunningham] é um velho amigo. Na série nós nos odiamos, mas nós já fizemos um filme juntos antes chamado Black Butterflies onde atuamos como um casal. Foi divertido encontrá-lo novamente em circunstâncias tão distintas.

HBO: Qual personagem ou criatura te assusta mais?

Carice van Houten: Joffrey, é claro. Ele rapaz é assustador. Não é o tipo de pessoa que você iria querer na festa de aniversário do seu filho.

HBO: Algum objeto ou acessório de cena preferido?

Carice van Houten: Nenhum em particular. Tenho meu colar de rubi, mas ele é mais parte da minha fantasia mesmo.

HBO: Lobos gigantes, águias, corvos… Qual animal você iria escolher se pudesse ser uma troca-peles?

Carice van Houten: Oh eu escolheria uma águia só para poder dizer “A águia acaba de pousar.” [referência à filmes de espionagem e Serviço Secreto]
HBO: O que você mais gostaria de dizer em Alto Valiriano?

Carice van Houten: A primeira coisa que vem à minha cabeça é “Posso pedir um crepe?”

HBO: A noite é escura e cheia de ________.

Carice van Houten: TERRORES! Não poderia ser nada além disso!

melisandre game of thrones (2)

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline