3 documentários da Netflix para quem quer entender o corpo humano por dentro

Durante o tempo de escola aprendemos algumas funções do corpo humano. Porém, é comum que naquele período não tenhamos dado muita atenção para esse conteúdo. Mas, temas relacionados ao corpo, saúde e medicina tem ganhado a atenção do público, por meio de filmes, séries e documentários. Esses conhecimentos, adquiridos de uma forma mais lúdica, podem ajudar até a prevenir algumas doenças. 

Se você é do time que curte documentários, é possível aprender muito com essas obras sobre as funções de cada órgão do corpo. A Netflix apresenta em seu catálogo alguns títulos interessantes sobre o tema. Separamos três sugestões a seguir. 

O Começo da Vida

“Quando você dá atenção ao começo da história, ela pode mudar por inteiro”. É esta ideia que inspira o documentário O Começo da Vida. Dirigido por Estela Renner (que também dirigiu os filmes Muito Além do Peso e Criança, a Alma do Negócio) e produzido pela Maria Farinha Filmes, o longa aborda a importância da primeira infância – da gestação até os 6 anos de vida – e dos relacionamentos que acontecem nessa fase para o desenvolvimento de cada ser humano.

O documentário ensina que  os registros emocionais, tanto para o bem quanto para o mal, têm um peso muito maior nesse período, é um momento de formação, de criação, de estrutura da pessoa. 

Apresentado pelas ONGs Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o documentário foi gravado em nove países: Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá. 

O filme mostra famílias de culturas, etnias, classes sociais e formações muito diferentes, mas que têm um objetivo em comum: dar amor e carinho aos seus filhos e permitir, assim, que eles cresçam livres e capazes para construir um mundo melhor. 

My Beautiful Broken Brain

É um dos poucos documentários originais do Netflix e, quem conhece, sabe da qualidade das produções que a rede de vídeos por Streaming assina. Além disso, mostra todo o drama de uma mudança radical na vida de uma jovem após um acidente vascular cerebral do tipo hemorrágico, tipo de caso comum de se encontrar durante a carreira médica. 

Ver o drama de um paciente tão de perto pode ser útil para respeitarmos ainda mais o sofrimento dos pacientes que passaram por esse problema. Além é claro, da experiência de ver a repercussão neurológica da doença o que torna mais interessante o estudo da fisiologia do sistema nervoso central.

Produzido por David Lynch (criador de Twin Peaks), Sophie Robinson e Lotje Sodderland, o documentário nos remete à nova condição da personagem. Acompanhamos suas mudanças cognitivas e consequentemente, as mudanças que definiam sua personalidade. 

A nova Lotje parecia ter perdido sua individualidade, até que, sua nova condição, transforme-a em alguém ainda mais especial. O filme consegue apresentar a beleza de um cérebro “quebrado/partido” e como este continua sendo misterioso e extremamente complexo. 

Mesmo em situações em que se encontra frágil e fragmentado, a consciência parece agir, de maneiras cada vez mais distintas e pouco exploradas.

Resistance

A resistência de bactérias a antibióticos foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma ameaça global que está atingindo, segundo relatório da instituição, milhões de pessoas em várias regiões do mundo.

Estudos mostram que o planeta se encaminha para uma era pós-antibiótico em que pessoas morrerão por infecções simples que são tratadas há décadas. Ver esse documentário ajuda a entender como chegamos até aqui e o que fazer para combater o problema.

O documentário alerta inclusive que a prevenção, por meio de vitaminas e alimentação saudável, pode ser uma das saídas para o problema. Segundo o portal SaudavelEForte, o mercado já oferece muitas opções de suplementos e produtos naturais para auxiliar no bom funcionamento do organismo, o que poderia evitar o uso de remédios como o antibiótico. 

A produção é composta por relatos de cientistas, pacientes e familiares que evidenciam o quão grave é o problema. O título nos convida a refletir sobre possíveis alternativas para a atual situação.

E aí, já conhecia estes documentários sobre o corpo humano? Conhece algum outro que deveria estar nesta lista? Compartilhe conosco nos comentários!