Você já pensou em desenhar no ar? Sair do papel e transformar os traçados em um objeto tridimensional e físico? Saiba que essa possibilidade já é real.
Canetas 3D não são exatamente novidades. A tecnologia já foi explorada pela empresa 3Doodler, porém o tamanho do objeto parecia tornar o seu uso um tanto desconfortável e impreciso. E é aí que mora a novidade. Um pessoal do Reino Unido está prestes a colocar no mercado a menor caneta 3D do planeta.
A Lix Pen é uma caneta desenvolvida por uma equipe de designers e engenheiros e que promete revolucionar o mercado. Com 14 milímetros de diâmetro, o objeto possui o corpo feito de alumínio e concentra um peso de 40 gramas. É praticamente uma caneta comum, com a diferença que ela escreve, desenha e o caramba no ar.
O público-alvo da Lix Pen são designers, arquitetos, estilistas e artistas em geral que têm em mente criar protótipos à mão livre. A caneta é abastecida com plástico e precisa estar conectada à energia via cabo USB enquanto estiver em funcionamento. Nunca foi tão fácil criar maquetes e afins, não é verdade?
A caneta possui um sistema capaz de derreter dois tipos de plástico – ABS e PLA – e, assim, criar uma espécie de tinta plástica. A tinta esfria quase que instantaneamente, tornando-se um material sólido e rígido.
O projeto está sendo financiado pela plataforma Kickstarter. Em uma semana, já obteve dez vezes a meta de arrecadação. As primeiras canetas serão enviadas aos contribuintes do projeto, no segundo semestre deste ano.
Como diz na descrição do projeto, a Lix Pen é parte de uma nova era de comunicação. Corretíssimo. A cada instante o 3D cresce e surge com novas possibilidades nos mais variados âmbitos. Já falamos no La Parola de uma impressora 3D de alimentos e de uma casa que está sendo impressa em Amsterdã.
Confira algumas fotos do projeto: