Existem várias maneiras de assumir uma posição crítica quando se trata de questões sociais. O artista espanhol Luis Quiles, por exemplo, faz severas críticas à sociedade moderna por meio de ilustrações extremamente provocativas, sarcásticas e de certa forma perturbadoras.

Com referências diretas à simbologia da cultura pop, Quiles mostra visões absurdamente exatas de nosso meio, revelando problemas crônicos da sociedade contemporânea.

As ilustrações de Quiles são bastante polêmicas e controversas, tanto que o artista já recebeu várias advertências e até ameaças pessoais devido à sua extrema ousadia. Seu trabalho pode causar excitação, terror ou repulsa, dependendo da perspectiva e estado de humor de quem observa.

Os temas que ele joga à discussão são vários, como a homofobia, opressão religiosa, abuso infantil, corporativismo, censura, liberdade de expressão, terrorismo, pornografia, assédio moral, falta de privacidade, enfim, assuntos que as pessoas normalmente evitam comentar ou por viverem em realidades alternativas, ou simplesmente por não se importarem com problemas que não sejam os próprios.

Poucos artistas têm a coragem necessária para serem originais e espontâneos, e Luis Quiles está nessa lista. Ele não se preocupa com as várias represálias e comentários negativos que recebe por suas ilustrações. Na verdade, o asco do público é uma resposta da eficácia de seu trabalho.

Atualmente, Quiles está investindo em crowdfundind para promover seu livro de arte chamado Revolutionary Road. Aqui estão 20 obras do portfólio:

1. Abuso infantil

32a

2. Homofobia

32c

3. Opressão religiosa

32b

4. Censura

32d

5. Liberdade de expressão

32x

6. Redes sociais

32e

7. Drogas e narcotráfico

32f

8. Automedicação

32g

9. Fome

32h

10. Fast food

32u

11. Exploração sexual

32i

12. Exibicionismo

32j

13. Democracia

32l

14. Corporativismo

32v

15. Publicidade anti-tabagista

32o

16. Americanismo

32n

17. Assédio sexual religioso

32p

18. Capitalismo 

32s

19. Superpopulação prisional

32t

20. Terrorismo

32z

Eduardo Ruano

Eduardo Ruano

Escritor e redator freelancer. Gosto de informação, conhecimento, cultura, arte, música, insights e boas histórias. Odeio cerimônias, falsidades e ostentação. Acredito no valor da humildade e me sinto bem vivendo com simplicidade. Observador ativo do comportamento humano e um apaixonado por ficção. Referências de conteúdo são sempre inspirações. Quando a mente viaja, eu escrevo.
Eduardo Ruano