Até onde é capaz de chegar a excentricidade de um milionário? Mais: Um milionário chinês.
Misterioso e conhecido no país como Professor Zhang Lin, o extravagante milionário resolveu, sem autorização alguma, construir um vilarejo no terraço do prédio onde vive. O edifício Park View está localizado em Haidian, um distrito da capital Pequim. Dono da cobertura, no alto do 26º andar, Professor Zhang construiu, em seis anos, seu vilarejo particular com rochas artificiais, esculturas, árvores naturais, água corrente, piscina e jardins.
Excelente, não? Com tanto desmatamento nas cidades para a construção de mais prédios e mais estradas, nada mais justo do que construir uma ecovilla no terraço do prédio. Errado. A construção é extremamente perigosa para a edificação. A brincadeira do professor já tem causado danos na estrutura do prédio, vazamento de água e outros inconvenientes aos vizinhos, principalmente muita sujeira e muito barulho.
Professor Zhang é um profissional que presta diversos serviços médicos e também proprietário de uma lucrativa clínica particular. Pouco se importa com as queixas dos vizinhos. Seu ego é muito maior. A respeito do barulho, tão reclamado pelos vizinhos, justificou em uma entrevista ao Bejing Morning News:
Pessoas famosas vêm até minha casa e cantam. Como impedi-los?
Na China, o poder aquisitivo está – muito – acima da lei. A construção é comprovadamente ilegal. Os outros moradores, sabendo da situação prestaram queixas às autoridades e até à polícia. As queixa não só foram ignoradas como as autoridades estão se recusando a comentar sobre o assunto com a imprensa.
Enquanto alguns chineses reclamam e mostram indignações com as atitudes do milionário, inclusive soltando o verbo no Weibo, a rede social popular da China, outros fazem piadas, como apurou o South China Morning Post. Um dos usuários teria ironizado:
Até mesmo os jardins suspensos da babilônia são ofuscados por este vilarejo.
A imagem é bonita, mas como é algo que não foi pensado – e aprovado – pela engenharia, os chineses ficam na dúvida a respeito da aprovação. Se o prédio ruir, será que o médico salvará a vida dos envolvidos?
A China, aliás já é um país conhecido por suas excentricidades arquitetônicas – ok, sabemos que não só arquitetônicas. A cidade de Tianducheng é uma réplica de (parte de) Paris. O país está considerando Tianducheng como uma cidade-fantasma. A intenção era abrigar 10 mil habitantes. No entanto, apenas 2 mil estão atualmente residindo na mini-Paris. Confira a foto abaixo:

Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline