A fim de melhorar a qualidade de vida, cada vez mais pessoas vêm encontrando nos esportes outdoor, isso é, praticados ao ar livre, uma maneira de alcançar esse objetivo. Seja individualmente ou em grupo, a prática dessas atividades podem ainda envolver destinos culturais, históricos e turísticos, enriquecendo ainda mais a experiência.
Além disso, praticar esportes ao ar livre é uma ótima forma de se manter em contato com a natureza num contexto onde cada vez menos as pessoas desfrutam de verde no dia-a-dia. Estar em meio à natureza é comprovadamente positivo para a saúde, inclusive contribuindo para redução de níveis de estresse, reforço no sistema imunológico, na função cognitiva, entre outros benefícios.
Esporte e cultura nos meios urbanos
Muitos esportes já carregam consigo a premissa de ser praticado ao ar livre, embora não sejam propriamente ligados à natureza. É o caso da caminhada ou corrida, por exemplo. Hoje, muitos praticantes já procuram fazer suas corridas em locais arborizados, como praças e parques, devido ao benefício do ar mais puro e fresco presente nesses locais.
O mesmo vale para o ciclismo. É cada vez mais comum que grupos se reúnam para passeios que envolvam a modalidade de trekking, feita em meio a natureza, ou mesmo passeios urbanos culturais. É o caso do Bike Tour em São Paulo, por exemplo, no qual os participantes passeiam por diversos pontos turísticos da cidade, enriquecendo o próprio conhecimento cultural.
Os esportes na praia são muito presentes no Brasil
Saltando de 400 mil praticantes para mais de 1 milhão em cerca de 2 anos, o beach tennis é um esporte que tem ganhado muita notoriedade ultimamente. O esporte que promove uma significante queima calórica foi criado para ser praticado na praia e embarcou no Brasil pela primeira vez no Rio de Janeiro. Porém, sua fama tem levado a criação de quadras específicas para sua prática em vários centros urbanos.
Além do beach tennis, o futevôlei e o vôlei de praia são atividades muito praticadas nas regiões litorâneas do país. No país, o vôlei de praia ganhou muita projeção por conta dos Jogos Olímpicos, em que as duplas brasileiras sempre se apresentaram com muita qualidade. Com diversas medalhas, o país conquistou a primeira medalha de ouro feminina logo após a inclusão da modalidade como esporte olímpico, na edição de Atlanta em 1996.
Modalidades de aventura são a alma dos esportes outdoor
Os esportes ao ar livre também podem ter um apelo mais aventureiro. Ainda no litoral, é o caso do surf, por exemplo. O esporte consiste em encarar as ondas do mar com uma prancha sob os pés. Tempos depois, serviu como base para outras modalidades surgirem, caso do kitesurf e windsurf.
Ainda ao ar livre, esportes como o mergulho tem ganhado notoriedade, tanto pelo fator recreativo como pelo apelo cultural que carrega, devido ao conhecimento de espécies de animais como de patrimônios submersos. Curiosamente, o mergulho foi a principal fonte de renda de vários países do Golfo Pérsico e até hoje a tradição se mantém com fins de preservação da sua importância histórica e cultural.
Esportes como forma de promover a sustentabilidade e a cultura
Mais radicais, esportes como escalada vem ganhando adeptos, principalmente após a inclusão como esporte olímpico em 2021, e o advento de lugares indoor para prática do esporte. Contudo, a sua prática ao ar livre é a mais conhecida e também a mais desafiadora. Na sua forma esportiva, tem um forte apelo ambiental.
A União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) estabelece diversas regras para que a prática seja a mais sustentável possível, o que inclui:
- atuar com responsabilidade e de acordo com a cultura e as leis do lugar que visito;
- respeitar a cultura e estilo de vida dos residentes e comunidades das montanhas que visitar;
- praticar o desporto sabendo da necessidade de proteger o entorno da montanha; e
- sempre trazer de volta o que carregar consigo.
Outro esporte que tem saído dos stands e ganhando o ar livre é o tiro esportivo. Com raízes históricas que remontam a uma tradição europeia, o esporte, que tem como um dos principais equipamentos a espingarda de pressão. É uma modalidade que preza também pela educação ambiental e pela conservação da fauna e da flora. De notável integração como esporte com a cultura brasileira, a primeira medalha de ouro veio nos Jogos Olímpicos já em 1920.