O Hotel da Casa da Árvore

casa na árvore

Bart Simpson tem uma casa na árvore. Outros tantos seriados, americanos ou não, para adolescentes ou não, levaram a privacidade da estrutura para dentro das cenas. Mas eu nunca tive uma casa na árvore. E você também nunca teve uma casa na árvore, a não ser que seja parte dos 0,0001% da população brasileira, estrangeiro ou macaco.

Só que a casa da árvore que imaginei era tradicional, de madeira e com escada pelo tronco da árvore. Claro que em seu interior haveria mais objetos do que seu tamanho poderia comportar. Seria cheio de gibis, videogames, doces e bonecos dos comandos em ação, mas seria comum por fora. Não uma casa de espelhos. Nem um disco voador. Ou um ninho de pássaros. Muito menos uma sauna.

Essas casas da árvore são para adultos e estão disponíveis para hospedagem. É o Tree Hotel,  localizado em um vilarejo de aproximadamente 600 habitantes chamado Harads, e próximo ao rio Lule, na Suécia. O lugar é ermo e, principalmente no inverno, gélido. Estamos falando aqui do norte da Suécia.

O Tree Hotel foi inspirado no filme sueco The Tree Lover (Trädälskaren, em sueco), de Jonas Selberg Augustsen. Com a ajuda de importantes arquitetos escandinavos, o Tree Hotel possui design peculiar, com os quartos todos suspensos de 4 a 6 metros do solo. Além da natureza e da tranquilidade há também a vista do rio (que eles juram que é sensacional).

O contraste do hotel está no design, tanto interior como exterior e o seus arredores. São quartos moderníssimos em meio à natureza, mostrando um casamento entre raiz e tecnologia. Os quartos foram construídos sem causar danos à natureza. Afinal, construindo um quarto em cima de árvores permite que a vegetação se mantenha intacta. O piso dos quartos é de madeira pura, sem nenhum químico. Para iluminar, apenas lâmpadas LED de baixo consumo.

Quartos

The Cabin
Quarto com 24m² para até duas pessoas, com cama de casal, banheiro e terraço. É uma cápsula entre duas árvores com ótima vista para o vale do rio Lule. 

 

The Mirrorcube
Uma experiência. O Mirrorcube fica camuflado entre as árvores, com paredes espelhadas refletindo o entorno da floresta. É tão perfeito que até previne acidentes com pássaros. Os vidros são revestidos com filme infravermelho, cor invisível para os humanos, mas nítida para as aves. 

 

The Bird’s Nest
O maior contraste entre natureza e tecnologia. Por fora nada mais que a aparência de um grande ninho de pássaro, feito com galhos de árvores. Por dentro, confortáveis dois quartos, sala de estar e banheiro, espaço suficiente para quatro pessoas.

 

The UFO
A prova de que OVNIs existem e estão na Terra. O OVNI surgiu após a ideia de criar algo que destoasse com o ambiente. O quarto é para quatro pessoas. São dois andares em um espaço total de 30m².

 

The Tree Sauna
Sauna a vapor com acomodação para até 8 pessoas com acesso à banheira de hidromassagem. Assim é fácil morar na floresta.


Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebook e no Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e todas as dicas sobre a área 🙂