Pare tudo que está fazendo e assista este curta-metragem: A Plataforma

Descobrir um curta-metragem que  surpreenda completamente, infelizmente se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. Principalmente se tratando de ficção científica. Não quero dizer aqui algo que surpreenda com visuais fantásticos ou histórias interessantes.  Encontrar curtas-metragens com histórias diferentes e visuais maravilhosos não é realmente algo muito difícil. Existem centenas de pessoas trabalhando com o gênero e fazendo filmes interessantíssimos, como por exemplo The Silent City Abe. Algo que é muito difícil se achar, é um filme com uma forma de contar a história que seja diferente. E no caso desse curta, que história!

la-jetee-orly

 A Plataforma conta a história de uma Paris pós-apocalíptica inteiramente por fotos e narração. Mas não apenas meras fotos e uma narração. O diretor cria um mundo inteiro na nossa imaginação com ferramentas simples. Um dos problemas com o gênero (ficção científica), é que muitas vezes a história se perde no meio explosões e imagens futurísticas. Não me entendam errado, eu amo as imagens futurísticas como qualquer um. Mas muitos filmes poderiam ser infinitamente melhores com histórias e narrativas melhor trabalhados.  Mas voltemos ao filme, deixemos a crítica ao gênero para um artigo futuro.

O curta traz um roteiro complexo, sensível e que prende completamente a atenção. Viagens no tempo, terceira guerra mundial, experiências e memórias de um infância feliz. Em relação a história, vou parar por aqui. Acredito que quanto menos você souber sobre a história antes de vê-la, maior será sua surpresa.

PS: Um filme muito famoso foi baseado nesse curta. Para evitar spoilers, não vou revelar qual. Digam nos comentários se vocês descobriram qual.

Título Original: La Jetée

Diretor: Chris Marker

Filme Completo:

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline