sala de cinema em casa

Descubra como transformar a sua casa em uma sala de cinema

Com algumas mudanças, é possível ter a experiência de assistir a um filme com a mesma sensação de estar em um cinema

Depois de uma semana estressante, não há nada melhor do que parar, sentar no sofá e assistir a um bom filme, seja com amigos, familiares, cônjuge ou até mesmo sozinho. Com o avanço da tecnologia, essa experiência agora pode ser muito semelhante a de estar em uma sala de cinema, mas no conforto do seu lar. 

Apesar de parecer algo caro, com apenas alguns toques especiais é possível transformar sua sala de estar em um cinema com pouco esforço. Acompanhe nossas dicas e veja por si mesmo.

Invista em uma boa televisão

Este é um ótimo começo, pois, para criar a imersão do cinema, é necessário ter uma boa imagem. Para isso, vale a pena pesquisar quais os melhores aparelhos que podem ser inseridos em sua sala e ainda proporcionar uma boa experiência. 

Quanto maior a tela, melhor a imagem? Não. Toda tela possui uma distância mínima para que ela seja confortável aos olhos. As marcas de televisores geralmente recomendam uma distância de duas vezes na diagonal do aparelho, no mínimo. Portanto, atente-se a isso na hora de arrumar o cômodo destinado a ser transformado em uma sala de cinema.

Tenha um bom aparelho de som

Uma boa opção aqui é adquirir um home theater, pois, ao espalhar as caixas de som pelos cantos da sala, o aparelho consegue reproduzir a experiência sonora que temos dentro da sala de cinema, de maneira praticamente idêntica. 

Porém, eles são caros e demandam muito espaço, o que pode não ser viável para quem mora em apartamento. Uma ótima alternativa são os soundbars, que possuem apenas duas peças e, com caixas de som sem fio que se conectam à smart TV via bluetooth, podem proporcionar uma experiência bastante imersiva.

Um bom assento é fundamental

Achou que era só isso? Investir em assentos confortáveis é essencial para que suas horas sentado assistindo aos filmes sejam prazerosas. Qual assento escolher? Isso vai depender muito da finalidade do seu espaço de cinema. Será para sua família? Apenas para você e seu parceiro? Sozinho? 

Ao responder a essa pergunta, é possível acertar na compra do móvel certo. Se puder, é recomendável adquirir um chaise ou um apoio para os pés. Dessa forma, é possível esticar-se e relaxar completamente.

Tenha um bom sistema de ar-condicionado

Não é agradável sentir calor ou frio dentro de uma sala de cinema. Por isso, investir em um bom sistema de ar-condicionado é essencial para deixar o ambiente ainda mais confortável.

ar-condicionado da LG, por exemplo, é uma boa opção para esse tipo de situação, afinal, o controle de temperatura é importante para aprimorar a experiência.

Cuidado com a iluminação

Cinema não é cinema se estiver totalmente iluminado. A escuridão é o que proporciona um ambiente aconchegante, por isso o ideal é investir em uma cortina blackout para evitar a entrada de luz pela janela. 

No entanto, um ponto de atenção é que, no cinema, a tela gera iluminação suficiente para que não seja necessário nenhum ponto de luz para as pessoas se orientarem. Não é o caso quando falamos de casas. Para evitar acidentes, tenha pontos de iluminação, como abajures e luminárias, para tornar o ambiente mais confortável tanto para o seu corpo quanto para sua visão.