Vencedor do prêmio de melhor documentário do Oscar de 2013, Procurando Sugar Man apresenta a fascinante história de Rodriguez, um cantor folk desconhecido do público americano, mas uma verdadeira lenda para o povo sul-africano.
O material torna-se ainda mais interessante pela maneira com que os mistérios envolvendo Rodriguez nos são apresentados. A trilha sonora também colabora bastante na nossa total imersão.
Rodriguez lançou Cold Fact em 1970 e Coming From Reality em 1971, ambos decepções comerciais nos Estados Unidos. O fato é que a música dele foi levada para a África do Sul e lá virou sucesso absoluto, inclusive fazendo parte da trilha sonora do movimento contra o Apartheid e o transformando em um artista mais popular que Elvis e os Beatles naquelas bandas.
Por volta dos anos 1990 um pequeno grupo de fãs sul-africanos ficou intrigado com a pequena quantidade de informações a respeito do cantor e decidiu fazer algo a respeito.
Para vocês terem uma ideia, dizia-se que Rodriguez havia cometido suicídio durante um show de uma maneira bem chocante: ateando fogo no próprio corpo.
Afinal, o que é realidade e o que é mito?
Procurando Sugar Man mostra a busca desses fãs pelo ídolo e por respostas, com direito a descobertas improváveis e muita emoção. Este é daqueles filmes que quando você menos percebe já está completamente envolvido com o tema e torce para que o fim demore a chegar.
O diretor Malik Bendjelloul criou uma obra espetacular em termos narrativos, além de deixar o mundo ciente do monstruoso talento de Rodriguez.
Imperdível.