Uma das maiores reclamações dos motoristas sobre as estradas diz respeito aos buracos. Uma cratera no meio da rua pode ser a responsável por um pneu furado e causar aquele atraso em uma entrevista de emprego; pode ser a responsável por gradativamente detonar com a suspensão e a gemoteria do carro e causar aquela ida extra ao mecânico; ou pode ser a responsável por um batismo a céu aberto, por uma pescaria, por gelar bebidas ou qualquer outra coisa que a criatividade permita.
Não é exatamente o que pensamos quando estamos de frente com a buraqueira, mas é uma forma divertida e inteligente de mostrar que aquelas ruas esburacadas são sinônimos de qualquer coisa, menos de um tráfego seguro de veículos. O casal artístico-fotográfico Claudia Ficca e Davide Luciano, de Montreal, Canadá, começou uma brincadeira em sua cidade. Mas logo a ideia se expandiu pelo continente, chegando também às cidades de Toronto, Nova York e Los Angeles.
Claudia e Davide produziram dezenas de imagens criativas, bizarras e surreais em estradas esburacadas dessas quatro cidades e criaram o projeto My Potholes. Todas as fotografias são feitas sem um dedo de Photoshop, jura o casal, que contrata uma equipe assistente para a produção e modelos para serem fotografados.
Confira na galeria abaixo um pouco da série fotográfica:
Essa série fotográfica está lá na América do Norte, mas sabemos que as ruas esburacadas são marcas do Brasil, por isso a identificação. Tanto em perímetro urbanos quanto em rodovias a frequência de buracos no asfalto é descomunal.
Apesar de humorístico, o projeto My Potholes é de certa forma uma crítica ao descaso das administrações municipais. Fazendo um paralelo, há alguns anos na Rússia um grupo teve a sensacional ideia de desenhar os rostos de políticos nas crateras que tomavam conta de algumas cidades. Como um passe de mágica os buracos foram todos tapados rapidamente.