Hong Kong é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, e em nenhum outro lugar isso é mais aparente do que nas estruturas habitacionais públicas da cidade.
O fotógrafo australiano Peter Stewart mostra em sua série “Stacked” a beleza geométrica destes incríveis edifícios. Por um lado, as moradias – empoleiradas cuidadosamente uma em cima da outra, como Legos – são provas concretas da superpopulação Chinesa – a cada quilômetro quadrado, estão cerca de 6,4 mil pessoas. Se olharmos por uma visão pessimista, parece um amontoado de gaiolas claustrofóbicas. Mas essa não é a visão de Stewart, as imagens do fotógrafo inspira uma sensação de calma em meio ao caos, transmitindo simetria entre as linhas geométricas e cores vibrantes dos edifícios.
“Tudo o que precisamos realmente é um olho afiado para encontrar a beleza no monótono”, disse o fotógrafo ao The Creators Project – “Parar para ver as estruturas do cotidiano que nós muitas vezes deixamos de apreciar.” Ele explica que pela noite foi o melhor horário para ter acesso a determinados espaços, quase sem interferência humana. Stewart usou uma Canon EOS 5D Mark II para esta série.
Se quiser ver mais desse e de outros trabalhos, acesse a página pessoal do fotógrafo.
Gostou? Se você curte arquitetura, não deixe de curtir a página do Casa e Arquitetura no Facebook e no Instagram! Siga lá para acompanhar todas as novas postagens semanais do blog e as dicas sobre a área 🙂