Aviso: Esta obra deve ser escutada com fones de ouvido. Celulares, laptops e caixas de som made in paraguay não traduzirão de forma alguma a experiência sonora. Atenciosamente, La Parola.
Beck não só homenageia como faz uma releitura da clássica canção de David Bowie presente no disco “Low“, de 1977. Com uma orquestra de mais de 160 músicos, a versão de “Sound and Vision” tocada ao vivo possui o triplo da duração da música original. E, como o título da música sugere, o som e a visão são os focos do projeto chamado “Hello Again“, dirigido por Chris Milk, orquestrado por David Campbell (o pai do Beck) e patrocinado pela Lincoln Motor Company.
O diretor usou um conceito de interação entre músicos e plateia, utilizando microfones binaurais e câmeras em 360º. Nota-se no vídeo que a plateia está ao redor de Beck enquanto os músicos de apoio e a orquestra encontram-se ao redor da plateia. É como se Beck fosse um núcleo, envolto por camadas.
No vídeo disponibilizado no youtube em 10 de fevereiro há uma versão normal, básica como qualquer outra apresentação musical. Porém, em breve (os produtores ainda não divulgaram a data de lançamento) será disponibilizada uma nova maneira de assistir a este espetáculo. Essa nova versão digital permitirá que a apresentação seja visualizada por uma variedade de ângulos à escolha do espectador. A gravação em 360º permitirá que o que o vídeo possa ser visualizado, por exemplo, de qualquer lugar da plateia.
E quanto ao áudio? Neste sentido a apresentação poderá ser ouvida a partir de três diferentes origens: um microfone externo que captura de perto o áudio da orquestra, um microfone interno que representa o que a plateia escuta e um microfone central que simula o que Beck ouve. No vídeo acima as três fontes estão unidas, por isso a necessidade dos fones de ouvido. Fantástico!
Mais que um mero cover, Beck estará fazendo uma nova experiência com som e visão, exatamente como a música sugere.
I will sit right down waiting for the gift of sound and vision (David Bowie – Sound and Vision)
Bônus: A original de David Bowie.