– É o que as minhas criações fazem. Elas encontram a humanidade em Deus.
– Incrível.
– Pra dizer o mínimo.
– Me dêem licença um momento.
– Deus tem um telefone? Qual é o número? “1”?
– …aham… aham… e então eles estão na Cidade Proibida… a Selva Humana. Certo. De repente, o Pantera Negra pula do meio das árvores! Ok, vamos colocar o Surfista Prateado! Sim! Sim! Escreva e eu vou começar os designs!
– Quem… Quem ligou?
– Meu colaborador. ‘nuff said.
Fantastic Four #511 (2004), de Mark Waid e Mike Wieringo
Se ainda estivesse vivo, Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos, estaria completando 95 anos em 2012. Com sua criatividade praticamente ilimitada, Kirby criou ou co-criou mais de 400 personagens ao longo da carreira de ilustrador/roteirista/editor. Ao lado de Joe Simon, co-criou o Capitão América. Na lendária parceria com Stan Lee, co-criou Quarteto Fantástico, Hulk, X-Men, Thor, Homem de Ferro, Pantera Negra, Surfista Prateado, Dr. Destino, entre outros. O Rei criou, ainda, Darkseid, os Novos Deuses e o Quarto Mundo, partes importantes da mitologia do Universo DC. 18 anos após sua morte, suas contribuições aos quadrinhos seguem muito vivas.
Nesta seqüência, Mark Waid e Mike Wieringo fazem uma bela homenagem a Kirby. Após o Dr. Destino tomar o controle do corpo do Coisa, forçando o Sr. Fantástico a matar seu amigo, o Quarteto vai ao “céu” para tentar trazer o sobrinho favorito da Tia Petúnia de volta. Lá, o grupo encontra o próprio Deus, que é ninguém mais, ninguém menos que Jack “The King” Kirby. Após bater um papo cabeça com os heróis e deixar tudo-bem-agora, Deus-Kirby ainda entrega um presente ao Quarteto, um sketch com “um final feliz”.
Publicado originalmente em fragmentos9 – Fragmentos de genialidade (ou infâmia) da nona arte. Um quadrinho (ou sequência) de cada vez. Seleção arbitrária por nosso comitê (de uma só pessoa). Para mais, visite o tumblelog.
Disponível na Livraria Saraiva (clique na capa):