A Escócia, país localizado no extremo norte do Reino Unido, é palco para a premiada série Outlander. As paisagens majestosas e os castelos imponentes servem como pano de fundo para a trama e conquistaram não apenas os corações dos fãs da série, mas também despertaram um interesse fervoroso em explorar pessoalmente esse deslumbrante país.

Em produção desde 2014, Outlander conta atualmente com 7 temporadas e cerca de 83 episódios já lançados. Baseada nos romances de Diana Gabaldon, sua trama acompanha a enfermeira Claire e seu marido Frank, que se reencontram após ele voltar da linha de frente da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o casal é novamente separado após Claire ser transportada misteriosamente para a Escócia de 1743.

Com uma história bem construída, personagens e cenários cativantes, Outlander recebeu 83 indicações ao Emmy Awards, das quais venceu 34. Apesar do seu sucesso estrondoso, a Starz, canal responsável pela produção, confirmou que Outlander chega ao fim em sua oitava temporada, que contará com 10 episódios.

Mesmo com o final já confirmado, a série possui tanto prestígio que ganhou um prelúdio, a Outlander: Blood of My Blood. A produção contará com diversos personagens da série original, mas ainda não possui data de estreia.

Aumento do turismo pela Escócia

Por ter boa parte de sua trama centrada na Escócia, Outlander apresenta cenários encantadores em castelos, ruínas, cidades e diversas construções medievais. Ao todo, a produção utilizou cerca de 36 localizações escocesas para as gravações da série. Desde então, esses cenários tornaram-se verdadeiros pontos turísticos. 

De acordo com o Conselho de Turismo da Escócia, Outlander foi responsável pelo aumento de mais de 65% das visitas aos locais mencionados nos livros e apresentados na série. Por conta do retorno que a produção promoveu ao país, a criadora da série de livros, Diana Gabaldon, ganhou do governo escocês um prêmio honorário pelo feito.

Os cenários de Outlander se tornaram tão marcantes que até mesmo pessoas que não são fãs da série se interessaram em conhecer as locações. Entre os principais pontos visitados, estão o Castelo Midhope, conhecido como Lallybroch na série, e o Castelo Doune, que é o icônico palácio do clã Mackenzie em Outlander. 

Castel de Lallybroch, Outlander
Castelo Midhope (ou Lallybroch?)

Além dos castelos, a série também apresenta diversas filmagens em cenários na cidade de Edimburgo. Assim como na cidade de Falkland, que transformou-se em Inverness na ficção. Culross, tradicional vilarejo do país, foi palco para a moradia de Geillis Duncan.

Por mais que os castelos e as cidades históricas sejam um marco da série, a Escócia conta também com paisagens naturais que serviram de cenário para diversas cenas marcantes de Outlander. A icônica cena das pedras em Craigh na Dun foi na verdade filmada em Rannoch Moor. Já o encontro de Claire com Jack Randall acontece no Highland Folk Museum, um museu que abriga fatos importantes para a história da Escócia.

Dicas para visitar a Escócia

Por se tratar de um país com o clima predominantemente frio, a sugestão é que os visitantes se programem para conhecer o país no verão. A estação, que acontece nos meses de junho a setembro, possui clima mais agradável e menos dias de chuva.

Sendo um país estrangeiro, é recomendável que os visitantes ou novos moradores façam a abertura de uma conta internacional. Essa conta em dólar permitirá acesso facilitado a serviços e hospedagens, assim como a possibilidade da troca pela moeda local, a libra esterlina.