Não é segredo que Hollywood domina as plataformas de streaming e a indústria cinematográfica. Quando se pensa em filmes românticos, diversos clássicos americanos vêm à cabeça como “Titanic”, “Uma Linda Mulher” e tantos outros ao longo da história.
No entanto, a cena do cinema internacional vem crescendo cada vez mais e é importante que alguns clássicos de outros países entrem em destaque para aqueles que amam sofrer por amor com bons filmes e narrativas cativantes.
Confira a seguir quatro clássicos românticos internacionais para fugir do óbvio!
Chungking Express
Dirigido por Wong Kar-wai, Chungking Express é um filme lançado em 1994 conhecido por seu estilo visual distintivo e marcante. Nas movimentadas ruas de Hong Kong, duas histórias independentes se entrelaçam de forma sutil e compõem a narrativa marcada por fotografias impressionantes e uma trilha sonora cativante.
Chungking Express explora temas de amor não correspondido e solidão, além de abordar de forma única a efemeridade dos relacionamentos. O longa é conhecido por sua capacidade de representar a atmosfera de uma cidade agitada como Hong Kong e por captar com sensibilidade as emoções de seus personagens.
Fale com Ela
Fale com Ela é um filme lançado em 2002 pelo diretor Pedro Almodóvar, conhecido em seus trabalhos por apresentar situações bizarras e personagens profundos, marcados por traços de personalidade pervertidos ou angustiados. Nesta obra não é diferente.
No longa, o amor e a solidão são abordados, principalmente, através da representação dos sentimentos dos personagens – a narrativa é conhecida por sua sensibilidade e complexidade emocional.
In The Mood For Love
Também dirigido por Wong Kar-wai, In The Mood For Love – ou Amor à Flor da Pele, em português – é um filme lançado em 2000 e, como Chungking Express, também se passa em Hong Kong.
O longa aborda uma história de amor proibido e reprimido entre dois vizinhos que estão lidando com a dor da traição e, passando pelo mesmo processo, se encontram em uma amizade e desenvolvem sentimentos um pelo outro. Em meio a esse processo, o filme aborda a tensão e a tristeza de um amor reprimido e evoca reflexões sobre o desejo e a perda envolvidos em relacionamentos amorosos.
Apenas Uma Vez
Para os amantes da música, Apenas Uma Vez é um musical de 2006 dirigido por John Carney que se passa nas ruas de Dublin e segue um músico de rua chamado Guy.
Guy está passando por um momento difícil após o término de seu relacionamento. Em meio a esta fase, o protagonista conhece Girl, uma mulher presa em um casamento infeliz. A paixão pela música e a composição une o casal, e sua conexão cresce à medida que trabalham juntos em suas produções.
Além de sua narrativa cativante, Apenas Uma Vez traz uma trilha sonora única, incluindo a canção “Falling Slowly”, ganhadora do Oscar de Melhor Canção.
Seja em Dublin ou em Hong Kong, sofrer de amor em diferentes cidades e nações pode se tornar menos doloroso e, até mesmo, trazer novas esperanças. Para tirar os filmes da tela, buscar pacotes de viagem ou voos econômicos pode ser uma opção para vivenciar um pouco dessas histórias e conhecer novas pessoas.
Ainda assim, esses e diversos outros filmes internacionais são perfeitos para conhecer outras culturas e explorar novas perspectivas cinematográficas.