Atire a primeira pedra quem nunca teve medo de monstros na infância. Apesar dos famosos bicho-papão e monstro do armário, quem me amendrontava eram outros. Em primeiro lugar, o Freddy Krueger, e em segundo o “velho do saco”, um senhor de terceira idade que sequestrava as crianças que andavam sozinhas nas ruas depois das 6 horas da tarde e, posteriormente, vendia os seus órgãos. Era o que falavam nas redondezas de onde eu morava. E óbvio que eu acreditava.
O fotógrafo Joshua Hoffine juntou todos os pesadelos infantis e contos de horrores para criar uma interessantíssima série fotográfica. Joshua mostra o popular diabo, o monstro que mora embaixo da escada, um temeroso palhaço e outras peças deste mundo fantástico. Há quem tenha medos de palhaços até na fase adulta, mas essa é outra história.
Minhas imagens não são montagens de photoshop. Uso o photoshop para aprimorar detalhes e ajustar a cor e o contraste para a impressão. Eu conto com a ajuda de amigos e familiares na figuração. Todos trabalhamos de graça e fizemos isso por diversão.
Joshua é um entusiasta da psicologia do medo. Para o fotógrafo, o horror é uma forma de arte que desenha a força de nosso inconsciente. Sobre a série:
Eu tento apresentar as imagens dentro da gramática visual de uma criança. Quero que o espectador compartilhe seu ponto de vista e sinta sua vulnerabilidade. As imagens salientam o perigo e retratam um mundo onde a inocência e a segurança estão sob constantes ameaças.
Para ver a série completa e acompanhar outros trabalhos de Joshua Hoffine, acesse seu site oficial. Confira abaixo algumas amostras da horripilante série:
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline