Quem disse que as igrejas são só para fiéis certamente não é escocês. Em Glasgow uma peculiaridade arquitetônica são as igrejas neogóticas que se aposentaram para abrir as torneiras.
A cidade escocesa de Glasgow possui mais de 250 igrejas em todo o espaço urbano. Igrejas democráticas, para não-religiosos também, uma vez que só uma passada para conferir a arquitetura já surpreende os olhos. Em alguns casos, por dentro, surpreende mais ainda, mas não pelo aspecto religioso, e sim pela falta de.
Em virtude da decadência de fiéis religiosos escoceses nas últimas décadas, a Igreja Escocesa ficou sem saída. Deveria vender alguns de seus espaços, pois a demanda estava em queda livre e a proporção igreja/fiel cada vez mais baixa. Assim, algumas basílicas foram reformuladas e transformadas em espaços de lazer para a população. É um caso de conversão ao avesso, com as igrejas sendo convertidas em restaurantes, teatros e bares.
Na região da West End, de Glasgow, há dois bares tradicionalíssimos da cidade: Cottiers e Òran Mór. Estes dois bares, que antigamente eram igrejas, hoje é puro entretenimento para a cidade. O West End é um bairro boêmio e jovem, onde situa-se a Universidade de Glasgow. Reza a lenda que nunca foi visto uma quantidade tão grande de alunos rumando diretamente das aulas às igrejas.
A igreja de Dowanhill, construída em em 1865 foi convertida no Cottiers em 1990. O nome é em homenagem a Daniel Cottier, arquiteto que desenhou a igreja. A edificação hoje comporta um bar, um restaurante e um teatro com 280 assentos, além de áreas externas com pátios e jardins com mesas.
Em 2002, a igreja de Kelvindale também se converteu. Hoje se chama Òran Mór, inaugurado em 2004. Maior que o anterior, é um complexo que abriga dois bares, dois restaurantes, sala de jantar particular, uma casa noturna, um teatro e um auditório. É aberto ao público e disponível para festas e eventos privados. Mesmo com a mudança, uma tradição é mantida. Os sinos continuam batendo, mas apenas uma vez por ano: às 11 horas da manhã do dia 11 de novembro.
Siga La Parola:
http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline