Foto: facebook.com/jornadasliterarias

Vamos ser pragmáticos. Possivelmente apenas a comissão organizadora e as grandes traças passo-fundenses conhecem a fundo todos os palestrantes/convidados desta edição da Jornada Nacional de Literatura. E vamos também ser acessíveis, já que em mente fechada não entra conhecimento, só teimosia.

O instigante de participar de um evento sem conhecer plenamente todos os envolvidos é exatamente por ele ser desconhecido e abrir espaço para ser explorado. Desculpem minha ignorância por não ter lido todas as obras recomendas, mas relevem minha franqueza. Essa história de ser cool e dizer que sabe tudo e conhece tudo, como o público do Coachella, não é comigo. Em tempo, não há como não confiar em um evento que já está em sua 15ª edição e que sempre foi motivo de orgulho e de grande mobilização em Passo Fundo.

Devo dizer que assim que a programação foi divulgada, senti a obrigação jornalística de pesquisar um pouco sobre quem eu não conhecia. E há muito conteúdo além das personalidades mais famosas que participam desta edição como Humberto Gessinger, Luís Augusto Fischer, Walcyr Carrasco, Ignácio de Loyola Brandão, Jairo Bouer, Diana Corso e Emicida. Mas a literatura é muito mais do que rostos famosos e manjados que estampam capas de revistas. Um nome pouco conhecido tampouco é sinônimo de incompetência. Podemos aprender – e muito – com faces e mentes inéditas. E é isso que devemos buscar.

A abertura da Jornada inicia-se em poucas horas com a entrega do 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. Já pensou em ganhar 150 mil reais por escrever um livro no Brasil que não seja religioso, biográfico ou de auto-ajuda? Se dedicar apenas na arte da escrita – assim como em vários outros ramos artísticos – é bastante difícil, mas graças a esta premiação escritores estão tendo suas carreiras impulsionadas. Mais que pelo dinheiro, pelo status adquirido. Na edição anterior, o prêmio foi entregue a João Almiro, pelo romance Cidade Livre. Após o prêmio, o livro recebeu atenção especial e foi traduzido para inglês e francês. Ademais, escritores de renome já foram contemplados, como Cristóvão Tezza e Chico Buarque. É uma premiação a ser valorizada.

João Almiro recebendo o generoso cheque na Jornada passada Foto: http://jornadasliterarias.upf.br/
João Almiro recebendo o generoso cheque na Jornada passada
Foto: jornadasliterarias.upf.br/

Com o tema Leituras Jovens no Mundo, a Jornada se estenderá até sábado, dia 31 de agosto. O palco principal será versátil. Haverá discussões sobre internet, sexo, televisão, consumo, arte urbana, multimídia e outros assuntos correspondentes. É assunto para o jovem se aprofundar? Sim. Mas só para o jovem? Não. São temas atemporais e em crescente mutação. A sociedade precisa destas discussões.

Muita coisa imprevisível acontece na Jornada. O evento vai muito além dos debates do palco principal. Para as escolas, haverá a 7ª Jornadinha, focando no público infanto-juvenil. Teremos também música, exposições, feira do livro, cafés culturais, debates noturnos da Jornight, oficinas, teatro e gastronomia.

Também há a possibilidade de você fazer uma boa amizade com algum escritor/palestrante/participante/jornalista/vendedor de pipocas e combinar de se encontrar assim que as atividades oficiais diárias estiverem encerradas. O lado alternativo da Jornada, longe dos palcos, pode ser mais agregador, dependendo da situação. E esse lado só conhece quem participa. Então, não te assuste com o frio e se tiver chovendo vá lá dar um mergulho.

Abaixo faço um ctrl C + Ctrl V da programação do palco principal da Jornada. Se quiser saber tudo sobre o evento, acesse: jornadasliterarias.upf.br.

Programação do Palco Principal:

Terça-feira 27/08/2013
19h30min – Sessão solene de abertura
Espetáculo de abertura
Entrega do 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura – R$ 150.000,00 ao autor do melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos.
Divulgação dos vencedores do 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães.

Quarta-feira 28/08/2013
14h Pronunciamento do(a) vencedor(a) do 8º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura
Palco de debates – Corpo, sexualidade e afeto
Diana Corso
Laura Muller
Mirian Goldenberg

16h 30min Show musical – Comédia em pé

19h Espetáculo musical Solidão no fundo da agulha
Memórias contadas pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão e cantados por Rita Gullo.

19h30min Conferência – O jovem da ficção à telenovela
Walcyr Carrasco

Quinta-feira 29/08/2013
14h Palco de debates – Trabalho, autonomia e consumo
José Castello
Marcelino Freire
Roberto DaMatta

16h 30min Show musical – Kleiton & Kledir

19h Conferência a quatro vozes – Convergência das mídias
Cesar Coll – Espanha
J.A. Furtado – Portugal
Massimo Canevacci
Nelson Pretto

Sexta-feira 30/08/2013
14h Palco de debates – Faces na rede
Bruna Beber
Jairo Bouer
João Alegria
Vinicius Campos

16h 30min Show musical – AfroReggae – AR21

19h Conferência a três vozes – Narrativas transmidiais
André Vianco
Sonia Rodrigues
Guto Lins

Sábado 31/08/2013
14h Palco de debates – A leitura das ruas
Alejandro Reyes
Sérgio Vaz
Emicida

16h 30min Sessão de encerramento e show musical – Emicida

Coordenadores dos debates
Ignácio de Loyola Brandão
Luciana Savaget

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline