Receber críticas não é divertido, e muito menos prazeroso. Mas evitar o prazer eventualmente precipita o crescimento.

Nós temos a péssima mania de julgar absurdo aquilo que não passa por nossa cabeça e, quando somos desafiados por alguém, é bem comum que nossa reação seja negativa, o que é um sério problema.

Todos os dias somos alvo de uma crítica (senão dos outros, de nós mesmos). Por isso, aquele que é capaz de lidar com críticas possui uma habilidade para poucos.

Não podemos controlar o que as outras pessoas nos dizem, mas podemos administrar a forma como interpretamos aquilo que ouvimos.

A maneira como resistimos ao receber críticas é o fator determinante para reconhecermos ou não seus benefícios. Reagindo a uma crítica com hostilidade, diminui a nossa autoestima e aumentam a raiva e o estresse. Reagindo a uma crítica com gratidão, nós evoluímos.

Se tivermos a competência de suportar a pressão das críticas, as recompensas serão satisfatórias. A seguir constam oito motivos pelos quais devemos valorizar o mínimo que seja de cada uma das críticas que recebemos:

1. Elas nos fazem crescer

Para aproveitarmos bem os feedbacks, é muito importante diferenciarmos as críticas construtivas das destrutivas.

As críticas construtivas são muito úteis e benéficas. Elas focam no aperfeiçoamento, na melhoria de atitudes, na correção de falhas e na consideração de novas perspectivas. Esse tipo de feedback é positivo.

As críticas destrutivas são cancerígenas. Elas têm a finalidade única de ameaçar, ferir ou desestabilizar. Esse tipo de feedback é negativo.

Críticas construtivas são frutos; críticas destrutivas são pedras. O ideal é ouvi-las sempre abertamente para podermos discernir se elas pretendem nos ajudar, ou apenas prejudicar.

Como afirmava o presidente Abraham Lincoln:

“Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.”

2. Elas ampliam o pensamento

As críticas abrem portas para lugares antes inimagináveis. Elas nos fazem sair da caixa: enxergar o mundo de outras formas e conhecer diferentes pontos de vista.

Toda vez que somos desafiados, ampliamos o nosso pensamento. O jornalista Walter Lippman dizia:

“Quando todos pensam igual, ninguém está pensando.”

3. Elas nos lembram que não somos perfeitos

O perfeccionismo é uma das principais causas de desilusão, e uma crítica pode ser exatamente aquilo que precisamos para lembrar que somos imperfeitos.

As pessoas que se cobram sempre ao nível da perfeição subestimam o fracasso, e como consequência podem acabar inconsoladas ou deprimidas.

O mestre Stephen King sempre diz:

“Se você se irrita com os críticos, pode ter certeza de que quase sempre eles estão certos.”

4. Elas nos ensinam a ser mais tolerantes

Reagir defensivamente à uma crítica costuma ser um ato recorrente.

Se enxergamos uma crítica como ofensiva, é porque estamos vestindo uma espécie de armadura e, se pararmos pra pensar, muitas vezes não precisamos carregar esse peso.

Quando sabemos lidar com feedbacks de forma produtiva, com o tempo vamos aprendendo a respeitar diferenças e aceitar nossas limitações, o que nos torna mais racionais e compreensivos.

Dale Carnegie escreveu:

“Qualquer tolo pode criticar, condenar e reclamar, mas é preciso caráter e autocontrole para ser compreensivo e indulgente.”

5. Elas nos protegem de perigos

Cada um de nós faz aquilo que acredita ser o certo, mas uma crítica tem o poder de nos fazer parar um instante para refletir se vale mesmo a pena agir da maneira que nos convém.

Se estivermos agindo de maneira autodestrutiva, críticas podem ser a salvação.

Comentava Norman Vincent Peale:

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.”

6. Elas diminuem a necessidade de aprovação

Qualquer relacionamento que tenha a necessidade constante de aprovação acaba sendo desgastante para todos os envolvidos.

Quanto a isso, críticas também nos ajudam: elas dão a chance de desafiarmos nossa obsessão por agradar todo mundo.

Bem disse Lori Deschene:

“É libertador deixar as pessoas pensarem o que quiserem, já que elas vão fazer isso de qualquer forma.”

7. Elas nos tornam mais produtivos

Críticas geralmente nos deixam mais proativos, pois elas estimulam nossa capacidade de resolução de problemas e nos induzem à ação.

Todo feedback acaba nos tornando mais produtivos de uma forma ou de outra. Mesmo que não exista motivo algum para agirmos frente à uma crítica, nós sempre gostaremos de fazer alguma coisa pra provar que a pessoa que nos criticou estava errada.

Segundo o poeta Oscar Wilde:

“Aqueles que não fazem nada estarão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”

8. Elas nos incentivam a explorar questões mal resolvidas

Todo mundo têm seus problemas (medos, traumas, rixas, manias, etc).

Em todos os casos, se vermos as críticas com bons olhos, sempre teremos uma oportunidade de nos libertar daquilo que está nos fazendo mal.