As profissões do futuro é um tema que sempre vem à tona, seja em conversas entre amigos ou em artigos acadêmicos. Faz parte da nossa natureza imaginar os próximos anos e como será o nosso trabalho daqui em diante.

Mas você deve saber que prever o futuro é fácil, difícil é acertar.

Por isso que muita gente tenta, mas muita gente erra também. Afinal de contas, quem imaginaria, há 40 anos, que em 2020 teríamos profissões como social media, customer success manager, jogador de poker online ou motorista de aplicativo?

O futuro do trabalho é uma incógnita, afinal de contas, a gente nunca sabe qual vai ser a próxima revolução que vai mudar o comportamento da sociedade. Especialistas dividem-se entre a revolução industrial e a revolução da internet como os dois momentos que mais impactaram a profissão humana. Eu deixo para você decidir, só sei que sem a revolução industrial eu não estaria escrevendo esse texto em uma máquina e sem a revolução da internet eu não estaria postando em um site.

Mas ainda que seja incerto, o que vale é se preparar. E a única forma de estar preparado para o futuro é usando as informações do presente e combiná-las com a nossa visão de longo prazo. Se vamos acertar ou não, é outra história.

Como exemplo, veja a seguir algumas das profissões que especialistas em 1980 cravaram que existiriam em 2020. Algumas até acertaram. Outras passaram longe.

A lista foi levantada pelo blog da Betway Cassino, site de caça níquel online

Mas o que importa aqui é aguçar mais a imaginação (com alguma lógica) do que propriamente acertar algo.

As profissão que deram certo:

  • Consultor de Bem Estar: Na mosca! Hoje existem vários profissionais do ramo. Algumas empresas inclusive possuem convênios com consultores para oferecerem aos funcionários. 
  • Especialista em Direito Esportivo: O esporte se desenvolveu muito ao longo dos anos, e junto do esporte em si várias áreas correlacionadas, como a medicina, a publicidade e o direito.
  • Treinador de robôs: Essa profissão divide opiniões, não existe um treinador propriamente dito, mas como hoje podemos desenvolver robôs e adaptar suas funções, vale dizer que sim, essa deu certo.

As profissões que ficaram na imaginação:

  • Gerente de Hotel no Oceano: Aparentemente os Oceanos não seriam apenas passagem, e sim meio para os turistas. Não aconteceu exatamente como o imaginado, mas alguns hotéis chegaram perto, como o Utter In, um hotel que fica em um lago na Suécia. Vale gerente de hotel no lago?
  • Astrônomo Lunar: Nenhum astronauta voltou à Lua após 1972. Parece que não acharam muito o que fazer por lá e a profissão acabou não vingando.
  • Autoburger: Quase! Apesar de as redes de fast food operarem em velocidade impressionante ainda há o humano por trás do processo.

E as profissões do futuro (agora a partir de 2020)?

Será que aprendemos com os erros?

A Fundação Instituto da Administração fez previsões das profissões que deverão ganhar destaque no futuro. Elas já existem e devem se desenvolver ainda mais. São elas:

  • Analista de Big Data
  • Engenheiro de Inteligência Artificial
  • Geneticista
  • Consultor financeiro de criptomoeda
  • Programador de machine learning

E você? Qual profissão do futuro você errou? E qual profissão do futuro você acha que vai pegar? Comente aí e daqui 20 anos a gente conta se você acertou 😉