É sério, está acontecendo. Um vídeo publicitário do O Boticário para o dia dos namorados tem recebido uma vasta campanha homofóbica apenas por mostrar o amor nutrido por casais homossexuais. Estamos em 2015, galera. E a atualização é gratuita.
Em um curto vídeo publicitário de 30 segundos, aparecem casais heterossexuais e homossexuais presenteando-se como forma de demonstração de amor. Não tem beijo molhado de língua, sexo explícito ou qualquer cena que pudesse ser considerada ofensiva. O vídeo mostra apenas abraços e gestos de amor por personagens de diferentes orientações sexuais, com a trilha sonora instrumental da música “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos.
É a realidade. É a vida. É a sociedade em que vivemos. Mesmo assim, tem rolado uma campanha para as pessoas clicarem no “não gostei” do vídeo apenas pelo teor de diversidade que a marca está promovendo. Como se fosse anormal uma pessoa ser gay. Como se ela, por ter um conceito de amor diferente ao “tradicional”, estivesse praticando uma ofensa. Que prisão essa de não gostar de uma marca ou de um vídeo ou qualquer outro assunto que seja apenas por ele ter um conteúdo homossexual.
Ao contrário do facebook, o youtube mantém junto ao “like” o “dislike”. A função serve como termômetro para classificar se um vídeo é bom ou ruim. Nesse caso específico tem sido utilizada pelos não simpatizantes como forma de demonstrar desgosto pela atitude. Nos comentários do vídeo, há até um pessoal preparando um boicote à marca, como se essa parcela da população não tivesse aprovado o vídeo. Ora, ninguém precisa aprovar nada. Afinal, ninguém está pedindo para ser julgado. Que mania!
Se a recepção foi negativa por parte de uma classe religiosa e conservadora, o público-alvo da campanha foi atingido em cheio. O saldo, diferente do que o youtube mostra, deverá ser extremamente vantajoso para a empresa. Esse é um dos raros casos em que a publicidade é motivada por um engajamento social e não apenas pela vontade insaciável e apelativa de vender. Parabéns pela iniciativa.
Assista ao vídeo abaixo: