the shard (1)

Uma edificação nova, finalizada em julho de 2012, aberta ao público em fevereiro de 2013 e, desde dezembro de 2011, a maior construção da Europa Ocidental. O opulento The Shard, no centro de Londres, possui 72 andares habitáveis, 44 elevadores, 8 escadas rolantes, 310 metros de altura e 110 mil metros quadrados de área. Foi projetado pelo renomado arquiteto italiano Renzo Piano.

The Shard é uma pirâmide moderna multi-uso. Faz parte de um novo conceito arquitetônico e imobiliário que tem se espalhado por todo mundo, o de unificar os ambientes de trabalho, lazer e domiciliar, transformando o edifício em uma espécie de cidade vertical. Mais que isso,  o edifício encontra-se interligado à estação de trem London Bridge, em uma área da cidade que transitam anualmente cerca de 54 milhões de pessoas. O fácil acesso permite que as pessoas saiam do trem direto para o The Shard.

A ideia da construtora do projeto, a Sellar Developments, é criar um agrdadábel ambiente de trabalho rodeado por uma poderosa infraestrutura de transporte – no caso, a estação London Bridge – com o intuito de reduzir o tempo de deslocamento e diminuir o tráfego nas proximidades, oferecendo às pessoas mais tempo e à cidade mais espaço. A Sellar acredita que estes fatores serão determinantes para inspirar um ambiente de trabalho mais adequado e, consequentemente, uma melhor qualidade profissional, criativa e comercial em pleno coração londrino.

O The Shard oferece um espaço amplo para escritórios, restaurantes, um Hotel Shangri-La de 5 estrelas, apartamentos residenciais, além de ter a galeria ao ar livre de observação mais alta do Reino Unido, no 72º andar. Em seu revestimento externo, foram utilizados 11 mil painéis de vidro. A construção está situada ao lado do The Place, um prédio comercial de 40 mil metros quadrados projetado pelo mesmo Renzo Piano.

A obra tem entusiasmado os londrinos. Um artigo no periódico inglês The Guardian comparou o The Shard  à St. Paul’s Cathedral ao dizer que é a maior e mais bela construção de Londres desde a fundação de sua catedral mais famosa, reformada pelo arquiteto Christopher Wren em 1677.

Você que já foi a Londres e se encantou com as vistas áereas da London Eye ou do The Monument vai se impressionar com a vista do The Shard. Clique na imagem para ver uma visão em 360º do topo do edifício.

panorâmica the shard

Saudosista da arquitetura high-tech, Renzo Piano possui um amplo currículo profissional. Projetou, entre outras grandes obras, o Centre Georges Pompidou (Paris), Aurora Place (Sidney), High Museum of Art (Atlanta), Weltstadthaus (Colônia), Central Saint Gilles (Londres), Museu Nemo (Amsterdã), Potsdamer Platz (Berlim), Estádio San Nicola (Bari) e a sede do jornal New York Times (Nova York).

Veja abaixo um vídeo e mais fotos da maior edificação da Europa ocidental:

http://youtu.be/FqibkzSPgNA

the shard (4) the shard (2) the shard (7) the shard (6) the shard (5) Toilets on the 69th floor at the Shard

Siga La Parola:

http://facebook.com/LaParolaOnline
http://twitter.com/LaParolaOnline