Tem dias que simplesmente não consigo parar de assistir a um seriado/série. Sabe quando você começa a assistir o episódio 1 depois já coloca o 2, enquanto baixa o 3, e quando se dá conta acabou a temporada? Depois vai para a segunda, e quando percebe, acabaram-se todas?
Não? Entendo. Mas comigo, e talvez alguns, não funciona assim. Em um site que disponibiliza legendas para todas as séries ou seriados já feitos, tanto as que estão no ar com as que já saíram, contabilizei ao todo 468 séries/seriados (isso mesmo).
Como escolher uma de boa qualidade em meio a tantas? Também depende do seu gosto, claro. Andei vendo várias, de vários gêneros, algumas não acabei, e se eu não acabei é porque eu realmente não achei que valia a pena.
Deixo aqui abaixo um resumo de cada uma. Breve, tentando não dar spoilers:
Dexter
Gênero: drama, crime, suspense
Um psicopata americano que trabalha na Miami Metro Police juntamente com sua irmã, Deb. Bonitão, cara de bom moço, ninguém suspeita de seu “passageiro sombrio”, sua necessidade de matar. Mas ele não é tão mau assim, foi criado por seu pai, um policial, e treinado para fazer bom uso disso, na medida do possível.
Breaking Bad
Gênero: Ação, drama
Um ex-professor de química, Walter White, pai de família, encontra por acaso do destino um usuário de drogas que porcamente as fabrica para o tráfico, e assim os dois acabam cozinhando metanfetamina juntos. Eles se tornam os “fodões” da área, cozinhando o melhor dos produtos, e acabam entrando na mira dos policiais. O cunhado de Walter é um deles.
Game of Thrones
Gênero: fantasia, drama, aventura
A série é baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, escritos por George R. R. Martin. É da época de reis e rainhas, que brigavam por um só objetivo, obviamente, serem reis e rainhas, e assumir o trono de ferro. Muita aventura, morte, brigas familiares, casamentos arranjados, reinos pegando fogo, tudo que você possa imaginar. Se você quer algo para se surpreender a cada episódio essa é a série.
The Walking Dead
Gênero: ficção científica, apocalipse zumbi, terror, drama
Baseada na série de quadrinhos de mesmo nome por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. A história é assim, Rick, xerife americano, acorda de um coma e descobre que aconteceu um apocalipse zumbi e vai atrás de sua família. Ele vai para sua casa mas tudo já está sendo tomado pelos mortos-vivos. O jeito é formar um grupo e ficar em silêncio para não chamar a atenção das criaturas que querem seu cérebro.
Hannibal
Gênero: thriller psicológico, policial processual, terror
Baseia-se no livro Red Dragon, de Thomas Harris. O foco da série é a relação de Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra, e Will, investigador do FBI. Juntos eles tentam solucionar vários crimes que envolvem psicopatas. Até aí tudo bem. A coisa começa a ficar feia quando Will passa a ter alucinações e seu chefe pede para Hannibal avaliar sua saúde mental. Hannibal usa isso para fazer jogos com Will,que ele mesmo diz considerar mais um amigo. Não recomendado para quem tem estômago fraco.
The Following
Gênero: drama, thriller
O nome já diz, é uma perseguição. Um escritor, Joe Carroll (James Purefoy), começa a criar uma rede de serial killers a partir de poemas de Edgar Allan Poe, usando a tecnologia e códigos. É caçado por Ryan Hardy (Kevin Bacon), um alcoólatra e consultor do FBI.
Girls
Gênero: Comédia, drama
É quase um Sex and the city, mas com quatro amigas jovens, cada uma bem diferente da outra, sem dinheiro e com muito pouca perspectiva de vida. Elas brigam, enchem a cara, vivem conhecendo caras novos (algumas), fazem as pazes, se metem em furadas, choram muito. Esse resumo realmente me convenceu, é o novo Sex and the city, mas menos entediante, e eu gosto de Sex and the city!
The Middle
Gênero: Comédia
Uma adorável família de classe média que mora numa cidade fictícia chamada Orson. Composta por 3 filhos: Sue, a adolesce estranha que vive em conflitos com si mesma; Brick, o caçula estranho que tem vários “tocs”; e Axl, o mais velho, popularzinho do colégio. Nenhum deles se dá muito bem, o que gera um cotidiano diferente e muito engraçado a cada dia.
New Girl
Gênero: Comédia
Muito divertida, Zooey Deschanel é Jesse, uma garota desastrada, que pegou o namorado no flagra com outra e ficou sem teto. Achou um anúncio no jornal para morar com 3 pessoas, mas ela não sabia que essas 3 pessoas eram homens. Eles concordaram pelo fato de ela mencionar ter amigas modelos. Ela porque não tinha para onde ir. Após chorar por uns 3 dias seguidos, ela se recuperou com a ajuda deles, 3 caras muito engraçados, e então começou a rotina, que não foi bem uma rotina normal.
Elementary
Gênero: Drama, policial
Lembra do Sherlock Holmes? É ele, mas atualizado, feito por Jonny Lee Miller. Watson dessa vez é a charmosa Lucy Liu, que também é sua acompanhante de sobriedade. Sim, Sherlock é ex viciado. Usou heroína por algum período após a morte de sua mulher em uma estação de trem, na Inglaterra. Mas agora ele está de volta aos EUA e consequentemente ao FBI com seus “tocs” engraçados, suas tatuagens por todo o corpo e seu jeito de “faça tudo como eu mandar”. Mas Watson está tentando mudar isso.
Suburgatory
Gênero: Comédia
O pai de Tessa, George, resolve levar a filha de Manhattan para um subúrbio (por motivos pessoais, só se você ver a série saberá), em uma vizinhança onde todos se conhecem, aquela escola onde todos te julgam se você não é igual a todas as loiras que se vestem de rosa, mas não julgue, a série é bem engraçada. Tessa é a diferente e não tá nem aí, no começo fica toda revoltada mas depois se acostuma. A vizinhança contribui para a graça da série.
Gossip Girl
Gênero: Drama
Fofocas, traição, mais fofocas, drama, mais fofocas, segredos revelados, romance, disputas sociais, quem é a mais popular? Blair ou Selena? Nate ou Chuck? Quem fica com quem? Mas o que realmente incomoda a esse pessoal é a verdadeira gossip girl, a pessoa que envia mensagens ou posta em um blog os flagras da galera. XOXO.
Modern Family
Gênero: Comédia, pseudodocumentário
São três famílias interligadas por Jay, casado com uma colombiana 20 anos mais jovem e padrasto de um garoto de 10 anos que prefere escrever poesias do que brincar. É também pai de Claire que é casada com Phil, pais de 3 filhos que não se dão muito bem. Também é pai de Mitchell, que é gay e casado com Cam. Os dois estão tentando adotar uma criança vietnamita. A série é em formato pseudodocumentário, o que deixa mais engraçada.
Lie To Me
Estreou em 2009 e parou na 3º temporada
Gênero: Investigativo, psicologia, drama
Dr. Cal Lightman e sua parceira fazem leituras corporais juntamente com outras equipes. Segundo Cal, ninguém passa despercebido aos seus olhos. Ele consegue saber se você está mentido desde o jeito que você senta, o jeito que fala, o jeito que mexe os olhos. Ele tem vários truques, é interessante. Durante a série você pensa “vou usar isso no dia a dia”, mas logo após acabar a série, você já esqueceu de tudo. Acho que requer treinamento…
House M.D.
Gêreno: Drama, médico, comédia
Foi um sucesso o nosso queridinho e sarcástico Dr. House e toda sua equipe muito eficiente, dando ênfase à bela Olivia Wilde, ao belo Jesse Spencer, ao grande Omar Epps e a seu par quase romântico Lisa Edelstein. Sem desmerecer qualquer outro, a equipe é grande e vivia sendo substituída devido aos rigorosos métodos nada convencionais de House, que muitas vezes arriscava seus pacientes por pura teimosia ou apenas para afirmar uma teoria. Não foi por nada que ele foi parar na cadeia, enlouqueceu e aquela coisa toda, se bem me lembro.
The New Normal
Gênero: Comédia
David e Bryan são um casal adorável, estáveis profissional e amorosamente, mas querem um filho. Então resolvem buscar uma barriga de aluguel. Encontram uma adorável garçonete disposta a realizar o sonho deles. O que seria uma relação distante acaba se tornando muito próxima. Ela e sua filha de 9 anos acabam se tornando praticamente da família, e junto vem sua mãe, não muito agradável assim.
Drop Dead Diva
Gênero: Comédia, fantasia, drama
Deb era uma aspirante à modelo com um namorado perfeito. Estava indo para uma entrevista de emprego quando se distraia passando batom no retrovisor até bater o carro. Sim, era fútil. Jane, nada fútil, gordinha, advogada bem sucedida, QI altíssimo, nada de namorado perfeito, se distraiu no escritório enquanto um bandido foi até lá para dar um tiro no chefe e acabou sendo baleada. As duas morreram e acidentalmente. Deb voltou. No corpo de Jane.
Pretty Little Liars
Gênero: Drama, mistério, romance e suspense
Baseado no livro com o mesmo nome, da autora Sara Shepard, a série relata a vida de quatro garotas, que eram 5 após o desaparecimento misterioso de uma delas, Alisson. Após isso vários fatos estranhos começam a acontecer na cidade de Rosewood na Pensilvânia. Dentre os fatos estranhos, várias ameaças assinadas supostamente por Alisson de que todos os segredos delas seriam revelados. De início elas acreditam ser dela, mas após seu corpo ser encontrado o mistério aumenta.
The Big Bang Theory
Gênero: Comédia
Um físico teórico e um físico experimental que moram juntos, Sheldon e Leonard – resumindo, dois nerds. Na porta da frente, Penny, a garçonete. Também no grupo, o indiano que só se comunica com mulheres quando tem álcool no sangue, Raj. O que foi pra lua, Howard, com suas roupas super extravagantes. Amy e Bernadette também vieram mais tarde, as chamadas “agregadas”. Comédia pura.
Happy Endings
Gênero: Comédia
Dave e Alex estão no altar a ponto de ambos dizerem sim até que um maluco de patins entra na igreja pedindo que Alex fuja com ele. E ela o faz. Dave chora dias e dias até que Alex bate em sua porta dizendo que voltou, sim, como se nada tivesse acontecido. Os dois decidem então tentar manter uma amizade, pelos seus amigos. São eles mais um grupo de quatro amigos, que estava abalado sem saber de que lado ficar, mas agora tentarão fingir que nada aconteceu.
Mais 11 Séries/Seriados Recomendados
Essa lista foi escrita em 2013, e teve uma continuidade em 2014, como você pode ver em um segundo cardápio com mais 11 séries recomendadas.