20 Motivos Para Amar o Brasil

Infelizmente para brasileiros, existem vários motivos para odiar o Brasil. Entretanto, há também diversos motivos pelos quais podemos (e devemos) agradecer por viver nesse país.

De uns tempos para cá, uma grande onda de negatividade vem assolando grande parte dos brasileiros, malfadando suas opiniões acerca de sua nação e comprometendo seu senso de patriotismo. Hoje, poucos fenômenos e acontecimentos no Brasil são imunes à crítica destrutiva.

20 motivos para amar o Brasil

O Brasil tem muitas qualidades, mas a maioria das pessoas só enxerga os defeitos. Há características brasileiras bastante interessantes e impossíveis de não serem notadas.

Dentre vários outros aspectos, aqui estão 20 motivos para amar o Brasil:

1. No Brasil, a religião predominante é o cristianismo, mas a verdadeira religião do brasileiro é o futebol. O esporte está enraizado na cultura do país, é praticado e acompanhado em todo e qualquer lugar, e exerce influência direta ou indireta em toda a população. No Brasil, futebol provoca efeitos mágicos.

2. O Brasil esbanja natureza. A biodiversidade brasileira é incrível e gritante. Temos uma reputação histórica que evidencia nossa fauna (mais de um terço de todas as espécies do mundo vivem na Amazônia), e flora – com belas e infindáveis paisagens exóticas.

3. As mulheres brasileiras, incontestavelmente, são as mais belas e atraentes do mundo.

4. O clima quente tropical que prevalece na maior parte do Brasil é um dos principais fatores de atração para brasileiros ou estrangeiros.

5. Carnaval. O espetáculo mais singular do Brasil que envolve pura cultura, arte, música e entretenimento em uma mistura personalizada e única.

6. As praias icônicas do Brasil. Com seus aproximadamente 7.500 km de litoral à temperaturas tropicais, o Brasil é um país essencialmente praiano. Uma pessoa que deseja conhecer o Brasil e não inclui ao menos uma praia no roteiro não terá de fato conhecido o país.

7. A música brasileira também é digna de ser notada no âmbito cultural. Samba, sertanejo, axé, forró, capoeira e outros ritmos derivam da música popular brasileira que eventualmente transforma ambientes em antros de alegria, provocando entusiasmo, excitação e bem-estar.

8. A comida brasileira tem autenticidade e personalidade, seja no norte, sul, leste ou oeste do país. O churrasco brasileiro, por exemplo. No Brasil, o churrasco é um ritual sagrado. Verdadeiros símbolos de prosperidade, churrascos são oportunidades únicas para união e cumplicidade. Fontes ricas de diversão, entretenimento e socialização.

9. Cordialidade. Muitos turistas que conheceram o Brasil relatam que o povo brasileiro é bastante amigável, caloroso e convidativo. Essa não chega a ser uma característica sociocultural, mas é inegável que a receptividade brasileira é fruto de elogios em vários cantos do mundo.

10. Multiculturalismo. A identidade brasileira foi moldada pela ampla miscigenação de raças e etnias. O multiculturalismo é uma das principais virtudes do Brasil, da qual brasileiros podem se orgulhar.

11. O Brasil esbanja sensualidade, ousadia e desinibição. Na época da colonização, quando o rei de Portugal enviou Pero Vaz de Caminha ao Brasil para lhe emitir um relatório com seu parecer, este destacou as índias brasileiras. Em nota, ele descreveu: “Ali andavam três ou quatro moças, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas madeixas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas, de nós muito bem as olharmos, não se envergonhavam“.

12. Outro fator importante do Brasil é a cachaça. Uma bebida barata, acessível e eficaz, cem por cento brasileira. E claro, temos a caipirinha, uma das bebidas mais originais do Brasil.

13. O café brasileiro. Amantes de café não passam mal no Brasil. Pelo contrário, os brasileiros sempre têm a oportunidade de implementarem em sua rotina o ato de beber café, uma bebida deliciosa e essencial.

14. Outro aspecto positivo são as cachoeiras. O Brasil possui milhares delas, espalhadas por todos os cantos do país. Uma bela atração que motiva viagens e passeios. Brasileiros que amam e desejam desfrutar das maravilhas da natureza costumam considerar um banho de cachoeira.

15. Os brasileiros sabem fazer uma festa como ninguém. O povo aqui no Brasil costuma ser festeiro por prazer, e mais ainda por necessidade, e as festas acabam sendo representações ótimas desse propósito.

16. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

17. O mercado editorial brasileiro é um dos maiores do mundo: lança mais de 50 mil títulos novos a cada ano.

18. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma Humano.

19. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

20. Mais de 70% dos brasileiros, entre pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários.


*Com informações da empresa Anthropos Consulting